Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32905

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorSILVA SOBRINHO, Carlos Augusto Domingos da-
dc.date.accessioned2019-09-13T22:41:04Z-
dc.date.available2019-09-13T22:41:04Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32905-
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), gerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com as instituições de pesquisa e inovação no Brasil, foi criado em 1998 e constituiu importante marco nas políticas públicas de Iniciação Científica (IC) no país. A partir de 2006, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE) passa a desenvolver o programa no nível técnico. Após a transformação do CEFET-PE em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio da Lei nº 11.892/08, a política pública ganha ainda mais força a ponto de concentrar o segundo maior quantitativo de bolsas concedidas nos últimos anos, figurando na primeira posição se considerados os anos de 2015 e 2016. Este trabalho se propõe a investigar se os beneficiários do programa ingressam na graduação, desenvolvem pesquisa no nível superior e ingressam na pós-graduação em maior proporção que os estudantes que não acessam o PIBIC-Técnico. Para tanto, foram aplicados questionários aos grupos de beneficiários e não beneficiários do programa e comparados os resultados com a ajuda da estatística descritiva.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectPesquisa – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectBolsistaspt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.titleIniciação científica no nível técnico, desempenho em nível superior? Um estudo sobre o Pibic-Técnico no IFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5428188378913850pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe Institutional Program for Scientific Initiation Grants (PIBIC), managed by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) in partnership with research and innovation institutions in Brazil, was created in 1998 and constituted an important landmark in the public policies of Scientific Initiation (IC) in the country. From 2006, the Federal Center of Technological Education of Pernambuco (CEFET-PE) starts to develop the program at the technical level. After the transformation of CEFET-PE into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE), through Law No. 11,892 / 08, public policy gains even more force to concentrate the second largest number of scholarships granted in 2015 and 2016. This work aims to investigate whether beneficiaries of the program enter the undergraduate, develop research at the higher level and enter the postgraduate degree in a greater proportion than students who do not access to PIBIC-Técnico. To this end, questionnaires were applied to groups of beneficiaries and non-beneficiaries of the program and compared the results with the help of descriptive statistics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carlos Augusto Domingos da Silva Sobrinho.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons