Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829

Share on

Title: Aprendizagem significativa no ensino de eletricidade, abordando como alicerce a educação por projetos
Authors: MARINHO, Edla Carine Pessoa
Keywords: Educação (Pernambuco); Método de projeto de ensino (Pernambuco); Razão prática; Aprendizagem; Circuitos elétricos
Issue Date: 23-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho é dedicado à aprendizagem significativa no ensino de Eletricidade. Sendo uma das áreas da Física que possui mais estudos referentes a dificuldades de aprendizagem, a eletricidade tem toda importância evidenciada para o avanço das ciências e tecnologias. Essa dificuldade pode estar relacionada com a forma com que a eletricidade vem sendo ensinada. Portanto, buscamos investigar os níveis de aprendizagem de conceitos de eletricidade, segundo a taxonomia de Bloom no contexto da Educação por Projetos onde as etapas de construção dos circuitos impressos foram mapeadas utilizando a metodologia de Ilhas de Racionalidade. A metodologia da pesquisa foi dividida em três etapas: A construção de questionários para a coleta de dados, a intervenção na escola com 15 discentes do 3º Ano do Ensino Médio e a aplicação e análise dos questionários de acordo com a Taxonomia de Bloom e evidenciados a luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados decorrentes deste trabalho indicam que a intervenção realizada, contribuiu satisfatoriamente em todas as etapas, já que o grupo não possuía um conhecimento prévio formal e à proposta de Educação por Projetos permitiu que alunos diferenciassem progressivamente o conceito de Eletricidade e fossem capazes de aplicá-lo a uma situação real.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Edla Carine Pessoa Marinho.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons