Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem significativa no ensino de eletricidade, abordando como alicerce a educação por projetos |
Autor(es): | MARINHO, Edla Carine Pessoa |
Palavras-chave: | Educação (Pernambuco); Método de projeto de ensino (Pernambuco); Razão prática; Aprendizagem; Circuitos elétricos |
Data do documento: | 23-Abr-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho é dedicado à aprendizagem significativa no ensino de Eletricidade. Sendo uma das áreas da Física que possui mais estudos referentes a dificuldades de aprendizagem, a eletricidade tem toda importância evidenciada para o avanço das ciências e tecnologias. Essa dificuldade pode estar relacionada com a forma com que a eletricidade vem sendo ensinada. Portanto, buscamos investigar os níveis de aprendizagem de conceitos de eletricidade, segundo a taxonomia de Bloom no contexto da Educação por Projetos onde as etapas de construção dos circuitos impressos foram mapeadas utilizando a metodologia de Ilhas de Racionalidade. A metodologia da pesquisa foi dividida em três etapas: A construção de questionários para a coleta de dados, a intervenção na escola com 15 discentes do 3º Ano do Ensino Médio e a aplicação e análise dos questionários de acordo com a Taxonomia de Bloom e evidenciados a luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados decorrentes deste trabalho indicam que a intervenção realizada, contribuiu satisfatoriamente em todas as etapas, já que o grupo não possuía um conhecimento prévio formal e à proposta de Educação por Projetos permitiu que alunos diferenciassem progressivamente o conceito de Eletricidade e fossem capazes de aplicá-lo a uma situação real. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edla Carine Pessoa Marinho.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons