Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Edla Carine Pessoa | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T18:27:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T18:27:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32829 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é dedicado à aprendizagem significativa no ensino de Eletricidade. Sendo uma das áreas da Física que possui mais estudos referentes a dificuldades de aprendizagem, a eletricidade tem toda importância evidenciada para o avanço das ciências e tecnologias. Essa dificuldade pode estar relacionada com a forma com que a eletricidade vem sendo ensinada. Portanto, buscamos investigar os níveis de aprendizagem de conceitos de eletricidade, segundo a taxonomia de Bloom no contexto da Educação por Projetos onde as etapas de construção dos circuitos impressos foram mapeadas utilizando a metodologia de Ilhas de Racionalidade. A metodologia da pesquisa foi dividida em três etapas: A construção de questionários para a coleta de dados, a intervenção na escola com 15 discentes do 3º Ano do Ensino Médio e a aplicação e análise dos questionários de acordo com a Taxonomia de Bloom e evidenciados a luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados decorrentes deste trabalho indicam que a intervenção realizada, contribuiu satisfatoriamente em todas as etapas, já que o grupo não possuía um conhecimento prévio formal e à proposta de Educação por Projetos permitiu que alunos diferenciassem progressivamente o conceito de Eletricidade e fossem capazes de aplicá-lo a uma situação real. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação (Pernambuco) | pt_BR |
dc.subject | Método de projeto de ensino (Pernambuco) | pt_BR |
dc.subject | Razão prática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Circuitos elétricos | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa no ensino de eletricidade, abordando como alicerce a educação por projetos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4437683543948787 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is dedicated to meaningful learning in the teaching of Electricity. Being one of the areas of Physics that has more studies related to learning difficulties, electricity has all the importance evidenced for the advancement of sciences and technologies. This difficulty may be related to the way electricity is being taught. Therefore, we seek to investigate the learning levels of electricity concepts, according to the Bloom taxonomy in the context of Education by Projects where the construction stages of printed circuits were mapped using the Islands of Rationality methodology. The methodology of the research was divided into three stages: The construction of questionnaires for data collection, the intervention in the school with 15 students of the 3rd Year of High School and the application and analysis of the questionnaires according to the Bloom Taxonomy and evidenced to light of Ausubel's Significant Learning Theory. The results of this work indicate that the intervention performed satisfactorily in all stages, since the group did not have a prior formal knowledge and the Education for Projects proposal allowed students to progressively differentiate the concept of Electricity and be able to apply it, to a real situation. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Edla Carine Pessoa Marinho.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons