Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Comparte esta pagina
Título : | Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas |
Autor : | OLIVEIRA, Rodolfo de Luna |
Palabras clave : | Atrito; Tecnologia da informação; Física – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais |
Fecha de publicación : | 13-sep-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons