Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616

Comparte esta pagina

Título : Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas
Autor : OLIVEIRA, Rodolfo de Luna
Palabras clave : Atrito; Tecnologia da informação; Física – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais
Fecha de publicación : 13-sep-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf5,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons