Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Compartilhe esta página
Título: | Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas |
Autor(es): | OLIVEIRA, Rodolfo de Luna |
Palavras-chave: | Atrito; Tecnologia da informação; Física – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais |
Data do documento: | 13-Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons