Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616

Compartilhe esta página

Título: Abordagem alternativa para o problema da separação de duas listas telefônicas
Autor(es): OLIVEIRA, Rodolfo de Luna
Palavras-chave: Atrito; Tecnologia da informação; Física – Estudo e ensino; Recursos audiovisuais
Data do documento: 13-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No ensino de física, vários desafios são encontrados por professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. O professor como mediador tem como um de seus desafios elaborar estratégias para facilitar o aprendizado dos alunos. O objetivo desta dissertação é propor uma ferramenta pedagógica relacionada ao ensino de forças de atrito. Nós investigamos o problema da separação de duas listas telefônicas com suas folhas intercaladas. Inicialmente, apresentamos algumas ideias centrais de trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento de conceitos relacionados ao atrito, e também comentamos brevemente a Teoria da Aprendizagem de Ausubel. Em sequência, discutimos um artigo científico relacionado ao problema da separação de duas listas telefônicas e apresentamos nossos cálculos teóricos e a realização experimental. Concluímos apresentando, como proposta, uma ferramenta para o ensino de força de atrito: uma produção audiovisual que será disponibilizada na Internet, e relatamos nossa experiência sobre o uso desse vídeo em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32616
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rodolfo de Luna Oliveira.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons