Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32479
Share on
Title: | PBL Planner Toolkit: uma ferramenta para o planejamento da abordagem PBL no ensino de computação |
Authors: | ALEXANDRE, Gustavo Henrique da Silva |
Keywords: | Ciência da computação; Planejamento educacional |
Issue Date: | 8-Aug-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O mercado de trabalho em Computação tem exigido perfis profissionais que possuam competências diversificadas como a resolução de problemas, a visão de negócio, além de competências técnicas, como programação e ferramentas para desenvolvimento de software. Porém, as formações que se baseiam no modelo de ensino tradicional, fundamentadas na transmissão de conhecimentos conteudistas, não estão preparando os egressos dos cursos de graduação das áreas de Computação para este perfil. Uma alternativa encontrada para melhorar a formação destes egressos tem sido a adoção do método Problem-Based Learning (PBL ). Este método tem proporcionado muitas vantagens, como a aprendizagem colaborativa, interação eficaz entre alunos, além de promover a aprendizagem baseada em situações reais que exigem a integração de vários conhecimentos para a resolução de problemas. Para isso, é importante que se faça uso de uma metodologia eficiente, que proporcione um bom planejamento no que diz respeito aos propósitos estabelecidos pelo educador, de forma a evitar que aspectos vitais ao planejamento de ensino na abordagem PBL sejam negligenciados ou esquecidos. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de ferramenta para o planejamento de ensino da abordagem PBL em cursos na área de Computação, denominada PBL Planner Toolkit. Considerando os principais desafios no planejamento de abordagens diferenciadas de ensino e aprendizado, esta ferramenta teve como objetivo apoiar o educador durante o planejamento e promover a colaboração e comunicação entre os atores envolvidos, tais como o professor, o tutor e o coordenador, além de possibilitar um planejamento alinhado aos princípios PBL. O método adotado para elaboração desta pesquisa foi o Design Science Research, divididos em dois tipos de ciclos de vida, Design (criação) e Engenharia (aplicação). Os resultados obtidos nas avaliações da solução proposta mostraram um bom nível de aceitação da ferramenta, bem como indicativos de sua eficácia no planejamento da adoção PBL, a partir de depoimentos positivos e sugestões de melhorias. |
Description: | LIMA, Simone Cristiane dos Santos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTOS, Simone Cristiane dos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32479 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Gustavo Alexandre.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License