Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32479
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Simone Cristiane dos Santos | - |
dc.contributor.author | ALEXANDRE, Gustavo Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T21:21:11Z | - |
dc.date.available | 2019-09-10T21:21:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32479 | - |
dc.description | LIMA, Simone Cristiane dos Santos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: SANTOS, Simone Cristiane dos | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de trabalho em Computação tem exigido perfis profissionais que possuam competências diversificadas como a resolução de problemas, a visão de negócio, além de competências técnicas, como programação e ferramentas para desenvolvimento de software. Porém, as formações que se baseiam no modelo de ensino tradicional, fundamentadas na transmissão de conhecimentos conteudistas, não estão preparando os egressos dos cursos de graduação das áreas de Computação para este perfil. Uma alternativa encontrada para melhorar a formação destes egressos tem sido a adoção do método Problem-Based Learning (PBL ). Este método tem proporcionado muitas vantagens, como a aprendizagem colaborativa, interação eficaz entre alunos, além de promover a aprendizagem baseada em situações reais que exigem a integração de vários conhecimentos para a resolução de problemas. Para isso, é importante que se faça uso de uma metodologia eficiente, que proporcione um bom planejamento no que diz respeito aos propósitos estabelecidos pelo educador, de forma a evitar que aspectos vitais ao planejamento de ensino na abordagem PBL sejam negligenciados ou esquecidos. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de ferramenta para o planejamento de ensino da abordagem PBL em cursos na área de Computação, denominada PBL Planner Toolkit. Considerando os principais desafios no planejamento de abordagens diferenciadas de ensino e aprendizado, esta ferramenta teve como objetivo apoiar o educador durante o planejamento e promover a colaboração e comunicação entre os atores envolvidos, tais como o professor, o tutor e o coordenador, além de possibilitar um planejamento alinhado aos princípios PBL. O método adotado para elaboração desta pesquisa foi o Design Science Research, divididos em dois tipos de ciclos de vida, Design (criação) e Engenharia (aplicação). Os resultados obtidos nas avaliações da solução proposta mostraram um bom nível de aceitação da ferramenta, bem como indicativos de sua eficácia no planejamento da adoção PBL, a partir de depoimentos positivos e sugestões de melhorias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | PBL Planner Toolkit: uma ferramenta para o planejamento da abordagem PBL no ensino de computação | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2968564981079442 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The labor market in Computing has required professional profiles that have diverse skills such as problem solving, business vision, as well as technical skills, such as programming and tools for software development. However, formations that are based on the traditional teaching model, based on the transmission of content knowledge, are not preparing the graduates from the Computing areas for this profile. An alternative found to improve the training of these graduates has been the adoption of the Problem-Based Learning (PBL) method. This method has provided many advantages, such as collaborative learning, effective interaction among students, and promoting learning based on real situations that require the integration of several knowledge to solve problems. For this, it is important to use an efficient methodology which provides good planning for the purposes established by the educator, in order to avoid that vital aspects to teaching planning in the PBL approach are neglected or forgotten. In this way, the general objective of this research is to develop, apply and evaluate a proposal of a tool for planning the teaching of the PBL approach in courses in Computing field, called PBL Planner Toolkit. Considering the main challenges in the planning of differentiated approaches of teaching and learning, this tool had as objective to support the educator during the planning and to promote the collaboration and communication among the actors involved, such as the teacher, the tutor and the coordinator, besides enabling planning in line with the PBL principles. The adopted method for the elaboration of this research was Design Science Research, divided in two life cycles types, Design (creation) and Engineering (application). The results obtained in the evaluations of the proposed solution showed a good level of acceptance of the tool, as well as indicative of its effectiveness in the planning of the PBL adoption, from positive statements and suggestions for improvements. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Gustavo Alexandre.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons