Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323

Compartilhe esta página

Título: Descortinando a evasão escolar: o caso do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão
Autor(es): COSTA, Elivânia Ferreira da
Palavras-chave: Política pública; Escolas técnicas; Ensino profissional; Evasão escolar
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito do fenômeno da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus de Vitória de Santo Antão. O estudo justifica-se por possibilitar uma análise detalhada do processo de abandono escolar, contribuindo para a identificação dos principais fatores que explicam a quebra do vínculo educacional. Metodologicamente, o desenho de pesquisa adota uma abordagem mista a partir da integração de técnicas quantitativas e qualitativas. A primeira abordagem foi realizada através da análise estatística da evasão ocorrida no Campus Vitória de Santo Antão entre 2013 e 2017. A segunda teve por objetivo identificar a percepção da gestão, coordenadores dos cursos e discentes acerca da evasão nos Cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam maior evasão no curso de Agroindústria 43,41%, entre estudantes do sexo feminino. O ano e semestre com maior evasão foi em 2013.1, com 28 desistentes no Curso de Agroindústria. Na visão dos coordenadores, os principais motivos de evasão são: ingresso na universidade, trabalho, constituição de família, falta de identificação com o curso, dificuldades pessoais, dificuldade financeira e a faixa etária. Na percepção dos estudantes, os motivos que explicam a evasão são: ingresso na universidade, trabalho, doença e a faixa etária. Nesse sentido, é possível constatar alguns pontos de similaridade nas colocações apresentados pelos grupos entrevistados. Este trabalho contribui com o entendimento das motivações que levam os estudantes a deixarem seus cursos e pode fomentar a elaboração de políticas públicas especialmente desenhadas para minimizar o abandono escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elivânia Ferreira da Costa.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons