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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto | - |
dc.contributor.author | COSTA, Elivânia Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T13:58:59Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T13:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito do fenômeno da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus de Vitória de Santo Antão. O estudo justifica-se por possibilitar uma análise detalhada do processo de abandono escolar, contribuindo para a identificação dos principais fatores que explicam a quebra do vínculo educacional. Metodologicamente, o desenho de pesquisa adota uma abordagem mista a partir da integração de técnicas quantitativas e qualitativas. A primeira abordagem foi realizada através da análise estatística da evasão ocorrida no Campus Vitória de Santo Antão entre 2013 e 2017. A segunda teve por objetivo identificar a percepção da gestão, coordenadores dos cursos e discentes acerca da evasão nos Cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam maior evasão no curso de Agroindústria 43,41%, entre estudantes do sexo feminino. O ano e semestre com maior evasão foi em 2013.1, com 28 desistentes no Curso de Agroindústria. Na visão dos coordenadores, os principais motivos de evasão são: ingresso na universidade, trabalho, constituição de família, falta de identificação com o curso, dificuldades pessoais, dificuldade financeira e a faixa etária. Na percepção dos estudantes, os motivos que explicam a evasão são: ingresso na universidade, trabalho, doença e a faixa etária. Nesse sentido, é possível constatar alguns pontos de similaridade nas colocações apresentados pelos grupos entrevistados. Este trabalho contribui com o entendimento das motivações que levam os estudantes a deixarem seus cursos e pode fomentar a elaboração de políticas públicas especialmente desenhadas para minimizar o abandono escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Escolas técnicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | Descortinando a evasão escolar: o caso do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3316002326400969 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6683806605359913 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Politicas Publicas | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presentes the results of a case study about the phenomenon of school dropout at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus de Vitória de Santo Antão. The study is justified by allowing a detailed analysis of the school drop-out process, contributing to the identification of the main factors that explain the breakdown of the educational link. Methodologically, the research design adopts a mixed approach based on the integration of quantitative and qualitative techniques. The first approach was performed through the statistical analysis of the evasion occurring Campus Vitória de Santo Antão between 2013 and 2017. The second objective was to identify the perception of management, course coordinators and students about evasion in the Subsequent Technical Courses. The results indicate a higher dropout in the Agroindustry course, 43.41% among female students. The year and semester with the greatest dropout was in 2013.1, with 28 dropouts in the Agroindústria. In the coordinators' view, the main reasons for avoidance are: university entrance, work, family constitution, lack of identification with the course, personal difficulties, financial difficulty and the age group. In the students' perception, the reasons explaining the evasion are: university entrance, work, illness and the age group. In this sense, it is possible to verify some points of similarity in the placements presented by the groups interviewed. This work contributes to the understanding of the motivations that lead the students to leave their courses and can foment the elaboration of public policies specially designed to minimize the school abandonment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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DISSERTAÇÃO Elivânia Ferreira da Costa.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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