Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorCOSTA, Elivânia Ferreira da-
dc.date.accessioned2019-09-06T13:58:59Z-
dc.date.available2019-09-06T13:58:59Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32323-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito do fenômeno da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus de Vitória de Santo Antão. O estudo justifica-se por possibilitar uma análise detalhada do processo de abandono escolar, contribuindo para a identificação dos principais fatores que explicam a quebra do vínculo educacional. Metodologicamente, o desenho de pesquisa adota uma abordagem mista a partir da integração de técnicas quantitativas e qualitativas. A primeira abordagem foi realizada através da análise estatística da evasão ocorrida no Campus Vitória de Santo Antão entre 2013 e 2017. A segunda teve por objetivo identificar a percepção da gestão, coordenadores dos cursos e discentes acerca da evasão nos Cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam maior evasão no curso de Agroindústria 43,41%, entre estudantes do sexo feminino. O ano e semestre com maior evasão foi em 2013.1, com 28 desistentes no Curso de Agroindústria. Na visão dos coordenadores, os principais motivos de evasão são: ingresso na universidade, trabalho, constituição de família, falta de identificação com o curso, dificuldades pessoais, dificuldade financeira e a faixa etária. Na percepção dos estudantes, os motivos que explicam a evasão são: ingresso na universidade, trabalho, doença e a faixa etária. Nesse sentido, é possível constatar alguns pontos de similaridade nas colocações apresentados pelos grupos entrevistados. Este trabalho contribui com o entendimento das motivações que levam os estudantes a deixarem seus cursos e pode fomentar a elaboração de políticas públicas especialmente desenhadas para minimizar o abandono escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEscolas técnicaspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleDescortinando a evasão escolar: o caso do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3316002326400969pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presentes the results of a case study about the phenomenon of school dropout at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus de Vitória de Santo Antão. The study is justified by allowing a detailed analysis of the school drop-out process, contributing to the identification of the main factors that explain the breakdown of the educational link. Methodologically, the research design adopts a mixed approach based on the integration of quantitative and qualitative techniques. The first approach was performed through the statistical analysis of the evasion occurring Campus Vitória de Santo Antão between 2013 and 2017. The second objective was to identify the perception of management, course coordinators and students about evasion in the Subsequent Technical Courses. The results indicate a higher dropout in the Agroindustry course, 43.41% among female students. The year and semester with the greatest dropout was in 2013.1, with 28 dropouts in the Agroindústria. In the coordinators' view, the main reasons for avoidance are: university entrance, work, family constitution, lack of identification with the course, personal difficulties, financial difficulty and the age group. In the students' perception, the reasons explaining the evasion are: university entrance, work, illness and the age group. In this sense, it is possible to verify some points of similarity in the placements presented by the groups interviewed. This work contributes to the understanding of the motivations that lead the students to leave their courses and can foment the elaboration of public policies specially designed to minimize the school abandonment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elivânia Ferreira da Costa.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons