Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32107

Compartilhe esta página

Título: Saberes, linguagem e dispositivos didáticos: as dimensões da função pedagógica do telejornalismo
Autor(es): SILVA, Laerte José Cerqueira da
Palavras-chave: Telejornalismo; Função pedagógica; Saberes; Dispositivos didáticos
Data do documento: 28-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O telejornalismo tem uma função pedagógica? Quais são as características? Qual o grau de compromisso com o didatismo dos profissionais que atuam no campo e quais atributos precisam perseguir para chegar a sua audiência presumida? A partir desses questionamentos iniciamos nossa reflexão, que nos levou a pensar esta função a partir de três dimensões: a dos saberes da prática telejornalística, da linguagem e dos dispositivos didáticos. Os saberes estão ligados à formação, ao comportamento, atuação dos profissionais, ao método jornalístico. São inspirados nos sabres da prática educativa, elaborada por Paulo Freire em várias de suas obras e sistematizados em Pedagogia da Autonomia. A segunda dimensão é da linguagem telejornalística, que possui características próprias e precisa se encaixar em formatos de tempo e espaço atribuídos ao telejornal, sem perder a sua capacidade de ser compreendida, dentro de uma dinâmica social e diante de uma nova e constante interpelação do público. Em terceiro, os dispositivos didáticos, recursos usados na construção dos fatos e relatos para produzir um conteúdo mais compreensível. Como objeto de análise, escolhemos o Jornal Nacional e o Jornal do SBT. Realizamos observação participante, entrevistas abertas semiestruturadas com editores de texto e, ainda, análise de conteúdo de reportagens exibidas nos telejornais. Entre as impressões, a de que a busca pelo didatismo está naturalizada em todos os procedimentos e processos de apuração, seleção e apresentação do produto telejornalístico.
Descrição: SILVA, Laerte José Cerqueira da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CERQUEIRA, Laerte
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32107
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Laerte José Cerqueira da Silva.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons