Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32107

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA JUNIOR, Alfredo Eurico Vizeu-
dc.contributor.authorSILVA, Laerte José Cerqueira da-
dc.date.accessioned2019-09-02T18:58:29Z-
dc.date.available2019-09-02T18:58:29Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32107-
dc.descriptionSILVA, Laerte José Cerqueira da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CERQUEIRA, Laertept_BR
dc.description.abstractO telejornalismo tem uma função pedagógica? Quais são as características? Qual o grau de compromisso com o didatismo dos profissionais que atuam no campo e quais atributos precisam perseguir para chegar a sua audiência presumida? A partir desses questionamentos iniciamos nossa reflexão, que nos levou a pensar esta função a partir de três dimensões: a dos saberes da prática telejornalística, da linguagem e dos dispositivos didáticos. Os saberes estão ligados à formação, ao comportamento, atuação dos profissionais, ao método jornalístico. São inspirados nos sabres da prática educativa, elaborada por Paulo Freire em várias de suas obras e sistematizados em Pedagogia da Autonomia. A segunda dimensão é da linguagem telejornalística, que possui características próprias e precisa se encaixar em formatos de tempo e espaço atribuídos ao telejornal, sem perder a sua capacidade de ser compreendida, dentro de uma dinâmica social e diante de uma nova e constante interpelação do público. Em terceiro, os dispositivos didáticos, recursos usados na construção dos fatos e relatos para produzir um conteúdo mais compreensível. Como objeto de análise, escolhemos o Jornal Nacional e o Jornal do SBT. Realizamos observação participante, entrevistas abertas semiestruturadas com editores de texto e, ainda, análise de conteúdo de reportagens exibidas nos telejornais. Entre as impressões, a de que a busca pelo didatismo está naturalizada em todos os procedimentos e processos de apuração, seleção e apresentação do produto telejornalístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectFunção pedagógicapt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectDispositivos didáticospt_BR
dc.titleSaberes, linguagem e dispositivos didáticos: as dimensões da função pedagógica do telejornalismopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9914202333943079pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9544888901677710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxDoes the telejournalism news have a pedagogical function? What are the characteristics? What is the degree of commitment with the didacticism of the professionals who work in the field and what attributes do they need to pursue to reach their presumed audience? Based on these questions, we began our reflection, which led us to think this function from three dimensions: the knowledge of the tele-journalistic practice, the language and the didactic apparatus. The knowledge is linked to training, behavior, performance of professionals and the journalistic method. They are inspired by the knowledge of educational practice, elaborated by Paulo Freire in several of his works and systematized in Pedagogy of Autonomy. The second dimension is the television language, which has its own characteristics and needs to fit into the formats of time and space assigned to the news, without losing its capacity to be understood, within a social dynamic and before a new and constant interpellation of the public. In third place, the didactic devices, resources used in the construction of the facts and stories to produce a more comprehensible content. As an object of analysis, we have chosen the Jornal Nacional and the Jornal do SBT. We have made participant observation, semi-structured open interviews with editors and analysis of content of news showed on the newscast. Among the impressions, the one that the search for the didacticism is naturalized in all the procedures and processes of scrutiny, selection and presentation of the television news product.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Laerte José Cerqueira da Silva.pdf3,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons