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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32057

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Título: Inclusão educacional e barreiras atitudinais na atuação de professores de Ciências no Ensino Fundamental na cidade de Passira/PE
Autor(es): SILVA, Ailton Clemente da
Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão; Ensino de Ciências
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: SILVA, A. C.
Abstract: A educação especial é uma modalidade da área do conhecimento que visa o ensino e tem como finalidade o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias didáticas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. Só em meados do ano de 1990, o movimento da inclusão escolar teve um grande avanço e fortalecimento, buscando alcançar o desenvolvimento de uma escola democrática na qual a diversidade e o diferente fossem respeitados, instigados e valorizados. Entretanto, a inclusão escolar não é um procedimento simples de se realizar no atual contexto da educação, pois existem diversos obstáculos que impedem a efetivação desta prática importante para o desenvolvimento do aluno, entre estes, pode-se destacar a falta de profissionais qualificados, no qual o real problema é a formação destes professores nos cursos de licenciatura nas instituições de ensino superior públicas e privadas. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo discutir a preocupação e realizar uma análise em torno da formação de professores e relatar como é a experiência do professor de Ciências em trabalhar com alunos deficientes sob a perspectiva da educação inclusiva em uma escola municipal de ensino regular localizada na cidade de Passira/PE. Trata-se de um estudo exploratório, que utilizou como método de procedimento o analítico–descritivo, a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizou-se para análise dos resultados as respostas frutos de uma entrevista com uma professora de ciências e questionários feito para analisar a experiência da entrevistada. A partir da análise dos resultados concluída, foi possível diagnosticar que a professora não está preparada para trabalhar com alunos deficientes, sendo assim, sua formação foi insuficiente neste tema. E a secretaria de educação do município não oferece nenhuma formação para professores que os forneça subsídios para trabalhar a educação especial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32057
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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