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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32057
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ailton Clemente da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T20:30:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T20:30:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. C. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32057 | - |
dc.description.abstract | A educação especial é uma modalidade da área do conhecimento que visa o ensino e tem como finalidade o desenvolvimento de práticas pedagógicas e estratégias didáticas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais. Só em meados do ano de 1990, o movimento da inclusão escolar teve um grande avanço e fortalecimento, buscando alcançar o desenvolvimento de uma escola democrática na qual a diversidade e o diferente fossem respeitados, instigados e valorizados. Entretanto, a inclusão escolar não é um procedimento simples de se realizar no atual contexto da educação, pois existem diversos obstáculos que impedem a efetivação desta prática importante para o desenvolvimento do aluno, entre estes, pode-se destacar a falta de profissionais qualificados, no qual o real problema é a formação destes professores nos cursos de licenciatura nas instituições de ensino superior públicas e privadas. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo discutir a preocupação e realizar uma análise em torno da formação de professores e relatar como é a experiência do professor de Ciências em trabalhar com alunos deficientes sob a perspectiva da educação inclusiva em uma escola municipal de ensino regular localizada na cidade de Passira/PE. Trata-se de um estudo exploratório, que utilizou como método de procedimento o analítico–descritivo, a partir de uma abordagem qualitativa. Utilizou-se para análise dos resultados as respostas frutos de uma entrevista com uma professora de ciências e questionários feito para analisar a experiência da entrevistada. A partir da análise dos resultados concluída, foi possível diagnosticar que a professora não está preparada para trabalhar com alunos deficientes, sendo assim, sua formação foi insuficiente neste tema. E a secretaria de educação do município não oferece nenhuma formação para professores que os forneça subsídios para trabalhar a educação especial. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Inclusão educacional e barreiras atitudinais na atuação de professores de Ciências no Ensino Fundamental na cidade de Passira/PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Special education is a modality of the area of knowledge that aims at teaching that has the purpose of developing pedagogical practices and didactic strategies aimed at students with special educational needs. It was only in the middle of the year 1990, that the school inclusion movement had a great advance and strengthening, seeking to achieve the development of a democratic school in which diversity and the different were respected, instigated and valued. However, school inclusion is not a simple procedure to carry out in the current context of education, because there are several obstacles that impede the implementation of this important practice for the development of the student, among them, we can highlight the lack of qualified professionals, in the what the real problem is the training of these teachers in undergraduate courses in public and private higher education institutions. In this sense, this research work had as main objective to discuss the concern and to carry out an analysis around the formation of teachers and to report as it is the experience of the professor of Sciences in working with disabled students from the perspective of the inclusive education in a municipal school of regular education. This is an exploratory study, which used as analytical-descriptive procedure method, from a qualitative approach. The results of the interviews were used to analyze the results of an interview with a science teacher and questionnaires made to analyze the interviewee's experience. From the analysis of the results concluded, it was possible to diagnose that she is not prepared to work with disabled students, so her training was insufficient in this subject. And the county office of education does not offer any teacher training that will provide them with grants to work special education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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