Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050
Share on
Title: | O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução |
Authors: | VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo |
Keywords: | Evolução- Estudo e Ensino; Estudo de Ciências; Recurso Didático |
Issue Date: | 6-Jun-2019 |
Citation: | VASCONCELOS, W. K. M. |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e dos assuntos explorados em sala de aula. O objetivo geral foi executar uma sequência didática sobre Seleção Natural e Seleção Sexual, utilizando o estudo de caso, de acordo com o Modelo de Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Priorizou-se apresentar a proposta aos estudantes do Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, aprimorar o relacionamento interpessoal com os colegas e o professor, buscar a solução através da pesquisa, e para a satisfação dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Além da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foi aplicado um questionário a 32 estudantes do 3° ano de uma Escola Estadual de Gravatá, Pernambuco, para a avaliação dos resultados. Os alunos foram divididos em grupos e a eles foi apresentada uma pergunta condutora. Os resultados foram apresentados na forma oral com auxílios de projeção de slides, para cada grupo. A sequência didática foi executada com sucesso, e o objetivo proposto foi alcançado. Os resultados são uma opção para melhor qualificar a prática docente, desenvolver a cognição dos alunos e promover maior integração com os colegas e com o docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License