Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHD, Cláudia-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo-
dc.date.accessioned2019-08-29T18:50:50Z-
dc.date.available2019-08-29T18:50:50Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.date.submitted2019-08-29-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, W. K. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e dos assuntos explorados em sala de aula. O objetivo geral foi executar uma sequência didática sobre Seleção Natural e Seleção Sexual, utilizando o estudo de caso, de acordo com o Modelo de Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Priorizou-se apresentar a proposta aos estudantes do Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, aprimorar o relacionamento interpessoal com os colegas e o professor, buscar a solução através da pesquisa, e para a satisfação dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Além da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foi aplicado um questionário a 32 estudantes do 3° ano de uma Escola Estadual de Gravatá, Pernambuco, para a avaliação dos resultados. Os alunos foram divididos em grupos e a eles foi apresentada uma pergunta condutora. Os resultados foram apresentados na forma oral com auxílios de projeção de slides, para cada grupo. A sequência didática foi executada com sucesso, e o objetivo proposto foi alcançado. Os resultados são uma opção para melhor qualificar a prática docente, desenvolver a cognição dos alunos e promover maior integração com os colegas e com o docente.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEstudo de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleO uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evoluçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents the results of a proposal and application of methodology for the improvement of Biology teaching, which proved capable of meeting the needs of different didactic alternatives on the specific theme of Evolution, and which provided the student with a reflection of the content and subjects explored in the classroom. The general objective was to execute a didactic sequence on Natural Selection and Sexual Selection, using the case study, according to the Multiple Perspectives Model (MoMuP). It was prioritized to present the proposal to high school students in order to develop cognitive skills, improve interpersonal relationships with peers and teachers, seek solutions through research, and students' satisfaction in building their own knowledge. In addition to bibliographical research and literature review, a questionnaire was applied to 32 students of the 3rd year of a State School of Gravatá, Pernambuco, to evaluate the results. The students were divided into groups and to them were presented a guiding question. The results were presented orally with slide projection aids, for each group. The didactic sequence was successfully executed, and the proposed goal was achieved. The results are an option to better qualify the teaching practice, develop students' cognition and promote greater integration with colleagues and the teacher.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons