Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050

Compartilhe esta página

Título: O uso do modelo de múltiplas perspectivas (MOMUP) como recurso didático para as aulas de evolução
Autor(es): VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo
Palavras-chave: Evolução- Estudo e Ensino; Estudo de Ciências; Recurso Didático
Data do documento: 6-Jun-2019
Citação: VASCONCELOS, W. K. M.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta e aplicação de metodologia para a melhoria do ensino de Biologia, que se mostrou capaz de suprir necessidades de alternativas didáticas diferenciadas sobre o tema específico da Evolução, e que proporcionou ao aluno uma reflexão do conteúdo e dos assuntos explorados em sala de aula. O objetivo geral foi executar uma sequência didática sobre Seleção Natural e Seleção Sexual, utilizando o estudo de caso, de acordo com o Modelo de Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Priorizou-se apresentar a proposta aos estudantes do Ensino Médio, a fim de desenvolver habilidades cognitivas, aprimorar o relacionamento interpessoal com os colegas e o professor, buscar a solução através da pesquisa, e para a satisfação dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Além da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, foi aplicado um questionário a 32 estudantes do 3° ano de uma Escola Estadual de Gravatá, Pernambuco, para a avaliação dos resultados. Os alunos foram divididos em grupos e a eles foi apresentada uma pergunta condutora. Os resultados foram apresentados na forma oral com auxílios de projeção de slides, para cada grupo. A sequência didática foi executada com sucesso, e o objetivo proposto foi alcançado. Os resultados são uma opção para melhor qualificar a prática docente, desenvolver a cognição dos alunos e promover maior integração com os colegas e com o docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32050
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS, Wedja Kelly de Melo.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons