Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969
Comparte esta pagina
Título : | Professoras quilombolas no Agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção |
Autor : | SILVA, Halda Simões |
Palabras clave : | Grupos étnicos - São Bento do Una (PE); Quilombolas - São Bento do Una (PE); Negros - Educação - São Bento do Una (PE) |
Fecha de publicación : | 19-jun-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | O presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Halda Simões Silva.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons