Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969

Comparte esta pagina

Título : Professoras quilombolas no Agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção
Autor : SILVA, Halda Simões
Palabras clave : Grupos étnicos - São Bento do Una (PE); Quilombolas - São Bento do Una (PE); Negros - Educação - São Bento do Una (PE)
Fecha de publicación : 19-jun-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Halda Simões Silva.pdf3,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons