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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães de-
dc.contributor.authorSILVA, Halda Simões-
dc.date.accessioned2019-08-21T17:53:41Z-
dc.date.available2019-08-21T17:53:41Z-
dc.date.issued2018-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969-
dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrupos étnicos - São Bento do Una (PE)pt_BR
dc.subjectQuilombolas - São Bento do Una (PE)pt_BR
dc.subjectNegros - Educação - São Bento do Una (PE)pt_BR
dc.titleProfessoras quilombolas no Agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3182893332900285pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present work treats with the challenges and tensions present in the identity formation of teachers quilombola. The research consisted of an ethnography of daily school life, held in the quilombo of Serrote do Gado Brabo, in the municipality of São Bento do Una, with teachers and community residents as interlocutors of the study. Based on the ethnography carried out, we identified the emergence of socioeconomic issues, which enter daily school life and have direct implications on teaching work. The absence of specific formations also presents a substantial challenge with regard to a differentiated education project in our field of study. We also identify that, to a certain extent, the inherent difficulties inherent to the teachers' life trajectory interfere in the construction of this differentiated teaching identity. Despite the difficulties observed, we conclude by the importance of local teachers acting in the community school, since the ethnic identity and the potential of the quilombola being are strengthened with the students and other residents of the quilombo, which also favors the education sensitization differentiated.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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