Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31906

Compartilhe esta página

Título: Uniforme escolar infantil: uma proposta interativa e adaptada às novas tendências de moda.
Autor(es): MAGALHÃES, Daniella Priscila de Mélo
Palavras-chave: Uniformes escolares; Moda; Vestuário; Projeto de produto
Data do documento: 11-Jul-2017
Citação: MAGALHÃES, Daniella Priscila de Mélo. Uniforme escolar infantil: uma proposta interativa e adaptada às novas tendências de moda. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O fardamento faz parte do cotidiano do jovem brasileiro desde meados do século XIX. Sinônimo de organização, praticidade e economia, facilita a rotina do usuário dispensando o uso de outras vestimentas. Exerce papel fundamental no ambiente escolar servindo para identificação e padronização do aluno reafirmando a ideia de igualdade e pertencimento a determinada instituição. Os uniformes variam de tempos em tempos servindo como reflexo social. Embora sejam considerados por muitos autores como uma “antimoda”, adequam-se aos costumes e tradições representando os conceitos estéticos da época em que se inserem. A proposta desta pesquisa foi desenvolver peças de uniformes escolares adaptadas às novas tendências, utilizando como referência conceitos da “moda pedagógica”. Não trata-se de inserir conteúdos pedagógicos nestas vestimentas e sim associar moda, design e educação oferecendo peças atrativas. Utilizando o MEID- Modelo Exploratório de Intervenção em Design- foram realizadas entrevistas acompanhadas de registros fotográficos em 10 escolas do 1° ao 5º ano do ensino fundamental. Constatou-se nas pesquisas de campo que parte significativa dos fardamentos encontrados apresentam similaridade de modelos não sendo atrativos ao público destinado. Neste sentido, foram desenvolvidas 10 peças de fardamento interativas e com design contemporâneo, que se conectam entre si a fim de solucionar a insatisfação pelo uso do uniforme.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31906
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAGALHÃES, Daniella Priscila de Mélo.pdf5,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons