Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31886
Share on
Title: | Comportamento hipercultural associado ao hábito de jogar videogames comerciais e sua relação com os traços de personalidade sugeridos pelo sistema de facções da Série Divergente: um estudo do impacto do engajamento em videogames sobre desempenho acadêmico e carreira de estudantes de Administração de Empresas |
Authors: | SOUZA, Jaélison Rodrigues de |
Keywords: | Videogames; Hipercultura; Competências |
Issue Date: | 28-Jun-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo investigar os impactos do hábito de jogar Videogames comerciais e da Hipercultura, nas habilidades necessárias para a vida profissional de administradores com educação superior no Século 21. A partir da Teoria da Mediação Cognitiva e de diferentes princípios de Educação Adulta, foi demonstrado que a Hipercultura se expande e desenvolve através dos Videogames. Ao todo, 348 estudantes de Graduação em Administração, da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco, Brasil, foram entrevistados durante a segunda metade de 2016. Os dados resultantes foram submetidos às técnicas SSA e Teoria das Facetas de forma a obter uma visão multidimensional sintética das interações complexas subjacentes ao fenômeno em questão. Os resultados indicaram que: a) os videojogos parecem ser uma extensão da Hipercultura; b) a Hipercultura e os Videogames têm efeitos significativos e atuam de forma diferenciadas no desenvolvimento de capacidades que são de grande relevância para os executivos no Século 21, e; c) os processos sociocognitivos envolvidos nesta dinâmica promovem e se alinham com as dimensões da personalidade preconizadas pela série Divergente, notadamente, Erudite, Candor, Amity, Abnegation e Dauntless. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31886 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Jaelison Rodrigues de Souza.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License