Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3165
Compartilhe esta página
Título: | A Eficácia de imagens em livros didáticos infantis de língua portuguesa: parâmetros e recomendações para seu uso |
Autor(es): | FREIRE, Verônica Emília Campos |
Palavras-chave: | Ilustração; Livro didático; Linguagem gráfica; Educação infantil |
Data do documento: | 31-Jan-2008 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Emília Campos Freire, Verônica; Galvão Coutinho, Solange. A Eficácia de imagens em livros didáticos infantis de língua portuguesa: parâmetros e recomendações para seu uso. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Abstract: | Esta pesquisa trata do uso e compreensão de imagens em livros didáticos infantis, com enfoque nos exercícios de vocabulário dos livros de português para as séries iniciais. Aborda estudos ligados à área de educação infantil, destacando a utilização de imagens no contexto dos livros didáticos. Apresenta ainda um estudo analítico de algumas ilustrações selecionadas de determinados livros e discute sobre a produção de ilustrações através de algumas entrevistas com ilustradores. Por fim, propõe diretrizes para o uso adequado de imagens neste tipo de artefato educacional e conclui refletindo sobre o auxílio e contribuição do design da informação para minimizar problemas que afetam a compreensão de imagens na educação e enfatiza a necessidade de se inserir o designer no processo de desenvolvimento e produção dos livros didáticos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3165 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2187_1.pdf | 7,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons