Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3165
Title: A Eficácia de imagens em livros didáticos infantis de língua portuguesa: parâmetros e recomendações para seu uso
Authors: FREIRE, Verônica Emília Campos
Keywords: Ilustração;Livro didático;Linguagem gráfica;Educação infantil
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Emília Campos Freire, Verônica; Galvão Coutinho, Solange. A Eficácia de imagens em livros didáticos infantis de língua portuguesa: parâmetros e recomendações para seu uso. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Esta pesquisa trata do uso e compreensão de imagens em livros didáticos infantis, com enfoque nos exercícios de vocabulário dos livros de português para as séries iniciais. Aborda estudos ligados à área de educação infantil, destacando a utilização de imagens no contexto dos livros didáticos. Apresenta ainda um estudo analítico de algumas ilustrações selecionadas de determinados livros e discute sobre a produção de ilustrações através de algumas entrevistas com ilustradores. Por fim, propõe diretrizes para o uso adequado de imagens neste tipo de artefato educacional e conclui refletindo sobre o auxílio e contribuição do design da informação para minimizar problemas que afetam a compreensão de imagens na educação e enfatiza a necessidade de se inserir o designer no processo de desenvolvimento e produção dos livros didáticos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3165
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2187_1.pdf7.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.