Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606
Compartilhe esta página
Título: | Leitura subjetiva em contos fantásticos e maravilhosos em turma de nono ano: uma proposta metodológica para o ensino de literatura |
Autor(es): | CARDOSO, Cátia Cilene |
Palavras-chave: | Leitura no ensino fundamental; Leitura subjetiva; Mediação literária; Contos fantásticos e maravilhosos; Prazer de ler |
Data do documento: | 22-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente trabalho resulta de pesquisa teórica e prática a respeito da leitura subjetiva. Teve como objetivo geral contribuir para desenvolver a competência leitora nos alunos, a partir dos pressupostos teóricos. Visou também: o planejamento de atividades didáticas que estimulassem a leitura literária; a investigação da recepção, por parte dos alunos, às atividades planejadas e a análise das emoções desencadeadas nos leitores escolhidos. Na metodologia usamos a pesquisa- ação, tendo por corpus contos Maravilhosos e Fantásticos. A pesquisa foi realizada em turma de nono ano, composta por onze alunos, na cidade de Petrolina-PE, Brasil. Serviram como instrumentos avaliativos, diários de bordo e questionários e, na fase de análise, quadros demonstrativos de resultados, desenvolvidos por Xypas (2018). Chegamos à conclusão que a presença da professora-mediadora, realizando leitura significativa e expressiva, a releitura dos contos pelos estudantes e o uso de questões que provoquem a subjetividade do leitor, possibilitam o fomento à leitura literária e a reaproximação afetiva com o universo escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cátia Cilene Cardoso.pdf | 40,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons