Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorCARDOSO, Cátia Cilene-
dc.date.accessioned2019-08-02T14:30:34Z-
dc.date.available2019-08-02T14:30:34Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31606-
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de pesquisa teórica e prática a respeito da leitura subjetiva. Teve como objetivo geral contribuir para desenvolver a competência leitora nos alunos, a partir dos pressupostos teóricos. Visou também: o planejamento de atividades didáticas que estimulassem a leitura literária; a investigação da recepção, por parte dos alunos, às atividades planejadas e a análise das emoções desencadeadas nos leitores escolhidos. Na metodologia usamos a pesquisa- ação, tendo por corpus contos Maravilhosos e Fantásticos. A pesquisa foi realizada em turma de nono ano, composta por onze alunos, na cidade de Petrolina-PE, Brasil. Serviram como instrumentos avaliativos, diários de bordo e questionários e, na fase de análise, quadros demonstrativos de resultados, desenvolvidos por Xypas (2018). Chegamos à conclusão que a presença da professora-mediadora, realizando leitura significativa e expressiva, a releitura dos contos pelos estudantes e o uso de questões que provoquem a subjetividade do leitor, possibilitam o fomento à leitura literária e a reaproximação afetiva com o universo escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura subjetivapt_BR
dc.subjectMediação literáriapt_BR
dc.subjectContos fantásticos e maravilhosospt_BR
dc.subjectPrazer de lerpt_BR
dc.titleLeitura subjetiva em contos fantásticos e maravilhosos em turma de nono ano: uma proposta metodológica para o ensino de literaturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6677739867154585pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis study is the result of theoretical research on subjective reading. The general objective was to contribute to the development of students’ reading abilities, starting from the theoretical framework. Other aims included: planning didactic activities that stimulated literary reading; investigating students’ reception of planned activities, and analyzing the emotions stirred up in target readers. We used active research methodology with a reading curriculum comprising magical stories and fairy tales. The study was carried out with a ninth grade class, made up of eleven students, in the city of Petrolina, Pernambuco, Brazil. Logbooks and questionnaires served as evaluative instruments, and the analytical phase of the study made use of result demonstration tables, developed by Xypas (2018). We reached the conclusion that the presence of a teacher-mediator, the undertaking of meaningful and expressive reading, the students’ rereading of stories, and the use of questions that provoke reader subjectivity make it possible to stimulate literary reading and affective reconciliation with the scholastic world.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cátia Cilene Cardoso.pdf40,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons