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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352
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Título : | Representações sociais e identidade docente: sentidos compartilhados por professores de universidade pública |
Autor : | SOUZA, Cybelle Santos de |
Palabras clave : | Psicologia; Ensino superior; Universidades e faculdades públicas; Professores universitários; Representações sociais; Identidade social |
Fecha de publicación : | 23-ago-2013 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Nos últimos anos o Ensino superior tem sofrido aumento da demanda por profissionais qualificados, em virtude da expansão de sua oferta, com crescente interiorização e implementação de sistemas de avaliação de qualidade inclusive no contexto da pós-graduação. Isto vem afetando o trabalho do docente universitário visto que aumenta a exigência pela produtividade acadêmica. De acordo com Cunha (1998) o professor universitário vive um momento de transição de paradigmas no que se refere à sua prática e profissionalidade docentes. Estimulado pelo contexto de transição paradigmática na docência universitária e tendo a Universidade Federal de Pernambuco como campo, este estudo visou compreender as Representações Sociais da identidade docente para um grupo de professores universitários participantes do curso de atualização didático-pedagógica para os professores da UFPE oferecido pelo Núcleo de Formação Continuada de Professores da UFPE (NUFOPE). A questão norteadora de nosso estudo indaga “Qual a Representação social da Identidade Docente para os professores do curso de atualização didático-pedagógica da UFPE?”. Adotamos como objetivo principal de nosso estudo: compreender os sentidos compartilhados acerca da identidade docente universitária segundo os professores que concluíram o curso do NUFOPE. Como etapas a alcançar este objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: (1) Analisar os perfis dos professores através de seus currículos lattes. (2) acessar os elementos centrais e periféricos das Representações Sociais da identidade docente para os professores do curso do NUFOPE; (3) compreender os sentidos das Representações Sociais da identidade docente na construção dos projetos de vida dos professores em questão. Para atingir tais objetivos adotamos a Teoria das Representações Sociais como abordagem teórico-metodológica, uma vez que este estudo considera a noção de sujeito autônomo. Como resultados identificamos que as Representações Sociais da identidade docente para os sujeitos participantes da pesquisa está estruturada em torno dos significados dos termos pesquisadores, educadores e comprometidos. Tais significados compartilhados estão ancorados no perfil de professor vigente na sociedade que é o de intelectual compromissado com a formação de cidadãos e profissionais capacitados para promover desenvolvimento tecnológico do país. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
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