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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352

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Título: Representações sociais e identidade docente: sentidos compartilhados por professores de universidade pública
Autor(es): SOUZA, Cybelle Santos de
Palavras-chave: Psicologia; Ensino superior; Universidades e faculdades públicas; Professores universitários; Representações sociais; Identidade social
Data do documento: 23-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nos últimos anos o Ensino superior tem sofrido aumento da demanda por profissionais qualificados, em virtude da expansão de sua oferta, com crescente interiorização e implementação de sistemas de avaliação de qualidade inclusive no contexto da pós-graduação. Isto vem afetando o trabalho do docente universitário visto que aumenta a exigência pela produtividade acadêmica. De acordo com Cunha (1998) o professor universitário vive um momento de transição de paradigmas no que se refere à sua prática e profissionalidade docentes. Estimulado pelo contexto de transição paradigmática na docência universitária e tendo a Universidade Federal de Pernambuco como campo, este estudo visou compreender as Representações Sociais da identidade docente para um grupo de professores universitários participantes do curso de atualização didático-pedagógica para os professores da UFPE oferecido pelo Núcleo de Formação Continuada de Professores da UFPE (NUFOPE). A questão norteadora de nosso estudo indaga “Qual a Representação social da Identidade Docente para os professores do curso de atualização didático-pedagógica da UFPE?”. Adotamos como objetivo principal de nosso estudo: compreender os sentidos compartilhados acerca da identidade docente universitária segundo os professores que concluíram o curso do NUFOPE. Como etapas a alcançar este objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: (1) Analisar os perfis dos professores através de seus currículos lattes. (2) acessar os elementos centrais e periféricos das Representações Sociais da identidade docente para os professores do curso do NUFOPE; (3) compreender os sentidos das Representações Sociais da identidade docente na construção dos projetos de vida dos professores em questão. Para atingir tais objetivos adotamos a Teoria das Representações Sociais como abordagem teórico-metodológica, uma vez que este estudo considera a noção de sujeito autônomo. Como resultados identificamos que as Representações Sociais da identidade docente para os sujeitos participantes da pesquisa está estruturada em torno dos significados dos termos pesquisadores, educadores e comprometidos. Tais significados compartilhados estão ancorados no perfil de professor vigente na sociedade que é o de intelectual compromissado com a formação de cidadãos e profissionais capacitados para promover desenvolvimento tecnológico do país.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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