Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fátima Maria Leite-
dc.contributor.authorSOUZA, Cybelle Santos de-
dc.date.accessioned2019-07-04T20:26:40Z-
dc.date.available2019-07-04T20:26:40Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31352-
dc.description.abstractNos últimos anos o Ensino superior tem sofrido aumento da demanda por profissionais qualificados, em virtude da expansão de sua oferta, com crescente interiorização e implementação de sistemas de avaliação de qualidade inclusive no contexto da pós-graduação. Isto vem afetando o trabalho do docente universitário visto que aumenta a exigência pela produtividade acadêmica. De acordo com Cunha (1998) o professor universitário vive um momento de transição de paradigmas no que se refere à sua prática e profissionalidade docentes. Estimulado pelo contexto de transição paradigmática na docência universitária e tendo a Universidade Federal de Pernambuco como campo, este estudo visou compreender as Representações Sociais da identidade docente para um grupo de professores universitários participantes do curso de atualização didático-pedagógica para os professores da UFPE oferecido pelo Núcleo de Formação Continuada de Professores da UFPE (NUFOPE). A questão norteadora de nosso estudo indaga “Qual a Representação social da Identidade Docente para os professores do curso de atualização didático-pedagógica da UFPE?”. Adotamos como objetivo principal de nosso estudo: compreender os sentidos compartilhados acerca da identidade docente universitária segundo os professores que concluíram o curso do NUFOPE. Como etapas a alcançar este objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: (1) Analisar os perfis dos professores através de seus currículos lattes. (2) acessar os elementos centrais e periféricos das Representações Sociais da identidade docente para os professores do curso do NUFOPE; (3) compreender os sentidos das Representações Sociais da identidade docente na construção dos projetos de vida dos professores em questão. Para atingir tais objetivos adotamos a Teoria das Representações Sociais como abordagem teórico-metodológica, uma vez que este estudo considera a noção de sujeito autônomo. Como resultados identificamos que as Representações Sociais da identidade docente para os sujeitos participantes da pesquisa está estruturada em torno dos significados dos termos pesquisadores, educadores e comprometidos. Tais significados compartilhados estão ancorados no perfil de professor vigente na sociedade que é o de intelectual compromissado com a formação de cidadãos e profissionais capacitados para promover desenvolvimento tecnológico do país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.titleRepresentações sociais e identidade docente: sentidos compartilhados por professores de universidade públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4922646960315177pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, higher education has been increased demand for qualified professionals, due to the expansion of its offer, increasing internalization and implementation of evaluation systems quality even in the context of post-graduation. This has affected the university teaching work as increases the demand for academic productivity. According to Cunha (1998) university professor is experiencing a period of transition paradigm with respect to its practice and professionalism teachers. Spurred by the paradigmatic transition context in teaching university with the Federal University of Pernambuco as a field, This study aimed to understand the social representations of identity teaching to a group of participants of the course professors didactic and pedagogical update for UFPE teachers offered the Continuing Education Center of Teachers of UFPE (NUFOPE). The main question of our study asks “What is the social representation Professor of Identity for the course teacher didacticpedagogic update UFPE?”. We adopt the main objective of our study: understand the shared meanings about teaching identity university according to the teachers who have completed the course NUFOPE. As steps to achieve this goal, we set three objectives specific: (1) analyze the profiles of teachers through their curricula lattes. (2) access the central and peripheral elements of the Representations Social identity of the teaching to the teachers of the course NUFOPE; (3) understand the meanings of social representations of teacher identity in the construction of teachers' life projects in question. To reach these goals we adopted the Theory of Social Representations as theoretical and methodological approach, since this study considers the notion of autonomous subject. The results have identified the Social representations of teacher identity to the participating subjects Research is structured around the meanings terms researchers, educators and committed. Such meanings shared are anchored in current teacher profile in society which is the intellectual committed to the formation of citizens and trained professionals to promote technological development parents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cybelle Santos de Souza.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons