Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261

Compartilhe esta página

Título: A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos
Autor(es): ALVES, Éderson Rafael Rodrigues
Palavras-chave: Rótulos para garrafas (Pernambuco); Cachaça (Pernambuco); Artes gráficas (Pernambuco); Comunicação visual (Pernambuco); Identidade social na arte; Semiótica
Data do documento: 22-Jul-2015
Citação: ALVES, Éderson Rafael Rodrigues. A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O design de rótulos é, sem dúvida, um grande elemento diferenciador dos produtos que envolvem. Quando se trata de cachaça, essa relação vai além da diferenciação. Pois, os rótulos de cachaça durante sua história dialogaram sobre temas sociais e históricos. Assim como a própria aguardente de cana, seus rótulos se destacam como um importante pedaço da cultura Brasileira. Na contramão da diferenciação proposta pelas marcas, esta pesquisa vem investigar a existência de uma identidade gráfica dos rótulos do estado de Pernambuco, o primeiro do país a receber mudas da cana-de-açúcar e um dos grandes produtores dessa bebida genuinamente brasileira. O estudo se propõe a analisar os rótulos de 8 marcas fabricantes de cachaça em Pernambuco, através de uma metodologia que permite desde quantificar as recorrências do uso de elementos em cada rótulo e verificar as propriedades destas imagens, até analisar cada uma destas partes de acordo com a semiótica, no intuito de revelar uma forma geral com que os rótulos locais se apresentam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Éderson Rafael Rodrigues.pdf5,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons