Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261

Share on

Title: A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos
Authors: ALVES, Éderson Rafael Rodrigues
Keywords: Rótulos para garrafas (Pernambuco); Cachaça (Pernambuco); Artes gráficas (Pernambuco); Comunicação visual (Pernambuco); Identidade social na arte; Semiótica
Issue Date: 22-Jul-2015
Citation: ALVES, Éderson Rafael Rodrigues. A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O design de rótulos é, sem dúvida, um grande elemento diferenciador dos produtos que envolvem. Quando se trata de cachaça, essa relação vai além da diferenciação. Pois, os rótulos de cachaça durante sua história dialogaram sobre temas sociais e históricos. Assim como a própria aguardente de cana, seus rótulos se destacam como um importante pedaço da cultura Brasileira. Na contramão da diferenciação proposta pelas marcas, esta pesquisa vem investigar a existência de uma identidade gráfica dos rótulos do estado de Pernambuco, o primeiro do país a receber mudas da cana-de-açúcar e um dos grandes produtores dessa bebida genuinamente brasileira. O estudo se propõe a analisar os rótulos de 8 marcas fabricantes de cachaça em Pernambuco, através de uma metodologia que permite desde quantificar as recorrências do uso de elementos em cada rótulo e verificar as propriedades destas imagens, até analisar cada uma destas partes de acordo com a semiótica, no intuito de revelar uma forma geral com que os rótulos locais se apresentam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVES, Éderson Rafael Rodrigues.pdf5,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons