Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Verônica Emília Campos-
dc.contributor.authorALVES, Éderson Rafael Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-07-01T13:54:09Z-
dc.date.available2019-07-01T13:54:09Z-
dc.date.issued2015-07-22-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.citationALVES, Éderson Rafael Rodrigues. A identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanos. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31261-
dc.description.abstractO design de rótulos é, sem dúvida, um grande elemento diferenciador dos produtos que envolvem. Quando se trata de cachaça, essa relação vai além da diferenciação. Pois, os rótulos de cachaça durante sua história dialogaram sobre temas sociais e históricos. Assim como a própria aguardente de cana, seus rótulos se destacam como um importante pedaço da cultura Brasileira. Na contramão da diferenciação proposta pelas marcas, esta pesquisa vem investigar a existência de uma identidade gráfica dos rótulos do estado de Pernambuco, o primeiro do país a receber mudas da cana-de-açúcar e um dos grandes produtores dessa bebida genuinamente brasileira. O estudo se propõe a analisar os rótulos de 8 marcas fabricantes de cachaça em Pernambuco, através de uma metodologia que permite desde quantificar as recorrências do uso de elementos em cada rótulo e verificar as propriedades destas imagens, até analisar cada uma destas partes de acordo com a semiótica, no intuito de revelar uma forma geral com que os rótulos locais se apresentam.pt_BR
dc.format.extent130p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRótulos para garrafas (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectCachaça (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectArtes gráficas (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectComunicação visual (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectIdentidade social na artept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleA identidade gráfica dos rótulos de cachaça pernambucanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8961131T6&tokenCaptchar=03AOLTBLQs31KZE-VDaAY1rQRp0Llk164_yZW9Nufb8dF0pk_at2On0c-x_h_NqswyzPJJhAxcaeMKjUu3Q8lgNjKrIqZERdnggbN1Eul7ZiogNMq_GcwpqOyVUYC2BTiBu1cshDgQcTCZN6O1gqC7HwaspuDsuEcpyC_xMI-GMHZ4FpM0-G95csM9OuUSsa_VMetx2jYFd8Jx-8k26oHlPZCmtbYTGb4oS6OY6meInf29z7Iu4wrBJ5amEDSBgJ8M5D5MsFg1cRQI2jrMs7-WX5MirMty2eFGgoNKHpZwVFnhmK8nBvYeFKgYnRukyEHqNcRFfoAXMgx0YGQOHakflJIBVisyfCCWDApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750598Y4&tokenCaptchar=03AOLTBLR8TqgXFsvyNADnMLO9nrzoLB4FLv9Alc5PbuTqX4sCTzE5Mor2SeBF8UiRyt4V2bxP2M07NNKTDHxpRY5L-5BNOwV9rNoJ5dS2LhYbLvmxJv_reRm_sN92fiREceFUceyVRFo-7y0zGGg_JlQmTanG2xp7Hw4aXMxw3OwTcdQZuKRIbWUxhriXgwSAmqNBu3mKr68Q89QaQeZq75ij--cZrqgHciphz6AOObchQIuf0DIt-b_GsaDsYbI5a7ZUtfMackE22wOQnEfs6i_Y-l8fypgfP7o6owGHmGFs7TxbuUDAOcH8HDWOwjx1MvnkXyGbdX9k95bbfqvP7l7dJaZQK3HX-gpt_BR
dc.description.abstractxThe label designer is, for sure, a key element for the products they work with. When it comes to cachaça, this relationship goes beyond simple differentiation, because cachaça labels brought several kinds of social and historical issues throughout history. And just as the sugar cane cachaça, the labels are also highlighted as an important piece of the Brazilian culture. In the other hand of the differentiation proposed by the brands, this research investigate the existence of a graphic identity at cachaça labels from Pernambuco state, which was the first in the whole country that received sugar cane seedlings and is one of the most famous producer. The study assesses the labels of eight Pernambuco made cachaça using a method that allows us to quantify the recurrences of elements on each label and also check the properties of those images. The objective analyze each part separately according to the matching semiotic, for a better and wider reveal of how the labels are showed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Éderson Rafael Rodrigues.pdf5,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons