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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30868

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Título: Proposta para implementação de melhores práticas para mitigação de riscos em incidentes de TI nos institutos federais de educação
Autor(es): MACEDO, André
Palavras-chave: Segurança da informação; Gestão de riscos
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Essa dissertação tem como objetivo identificar dentre as melhores práticas de gestão de riscos baseados na literatura científica uma proposta de guia em gestão de riscos. Par a isso essa proposta foi concebida através de uma metodologia de pesquisa em que se utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa, empregando procedimentos metodológicos com o uso da revisão sistemática da literatura, aplicando procedimentos bibliográficos e o levantamento de campo com aplicação de questionário de pesquisa. Com os dados obtidos através do questionário foi possível realizar o diagnóstico atual das instituições federais de educação na administração pública federal no que diz respeito à gestão de riscos com o intuito de que esse guia auxilie os gestores de TI. Por meio do Acórdão 3117/2014-TCU-Plenário, o quadro crítico em que se encontravam os órgãos da administração pública federal, em relação a uma política de gestão de riscos somente 23% das organizações declararam dispor de política corporativa formalmente instituída (11% parcialmente e 12% integralmente), ou seja, a grande maioria dos participantes não dispõe de um instrumento necessário para direcionar as ações corporativas para avaliação dos riscos associados ao alcance dos resultados organizacionais. Ao final da pesquisa percebeu-se que os gestores são responsáveis por viabilizar e garantir o adequado funcionamento da gestão de riscos, com o estabelecimento de diretrizes, criação de estruturas, se necessário, e a definição de papéis e responsabilidades. Cabe também aos gestores, estabelecer os níveis de riscos aceitáveis para subsidiar o processo de tomada de decisão, sobretudo as de nível estratégico nas instituições federais de educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30868
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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