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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto de-
dc.contributor.authorMACEDO, André-
dc.date.accessioned2019-05-28T21:45:39Z-
dc.date.available2019-05-28T21:45:39Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30868-
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo identificar dentre as melhores práticas de gestão de riscos baseados na literatura científica uma proposta de guia em gestão de riscos. Par a isso essa proposta foi concebida através de uma metodologia de pesquisa em que se utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa, empregando procedimentos metodológicos com o uso da revisão sistemática da literatura, aplicando procedimentos bibliográficos e o levantamento de campo com aplicação de questionário de pesquisa. Com os dados obtidos através do questionário foi possível realizar o diagnóstico atual das instituições federais de educação na administração pública federal no que diz respeito à gestão de riscos com o intuito de que esse guia auxilie os gestores de TI. Por meio do Acórdão 3117/2014-TCU-Plenário, o quadro crítico em que se encontravam os órgãos da administração pública federal, em relação a uma política de gestão de riscos somente 23% das organizações declararam dispor de política corporativa formalmente instituída (11% parcialmente e 12% integralmente), ou seja, a grande maioria dos participantes não dispõe de um instrumento necessário para direcionar as ações corporativas para avaliação dos riscos associados ao alcance dos resultados organizacionais. Ao final da pesquisa percebeu-se que os gestores são responsáveis por viabilizar e garantir o adequado funcionamento da gestão de riscos, com o estabelecimento de diretrizes, criação de estruturas, se necessário, e a definição de papéis e responsabilidades. Cabe também aos gestores, estabelecer os níveis de riscos aceitáveis para subsidiar o processo de tomada de decisão, sobretudo as de nível estratégico nas instituições federais de educação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.titleProposta para implementação de melhores práticas para mitigação de riscos em incidentes de TI nos institutos federais de educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2104255853531983pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1825502153580661pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to identify the best practices in risk management. Based on the risk management literature, a guide was proposed. This suggested guide was designed through a qualitative and quantitative research methodology. The present approach draws upon a systematic review of the literature, using bibliographic research procedures and two types of data collection, namely, field survey and questionnaire. Data derived from the field survey and the questionnaire enabled us to establish the current diagnosis of Federal Institutes of Education within the context of federal public administration regarding to risk management. From this perspective, we developed this guide, which will help the IT managers. The present guide was developed from the legal document, namely, 3117/2014-TCU- complementary law, and the guide has enabled the construction of the field research in which a questionnaire was applied. Subsequently, the critical framework was developed and applied to federal public administration institutions. Results indicate that only 23% of the organizations declared themselves to have a corporate policy of risk management (11% partially and 12% fully), that is, the vast majority of participants do not have the necessary tool to direct corporate actions to assess the risks associated with the achievement of organizational results. Our final considerations indicate that the top management is responsible for ensuring the proper functioning of risk management, establishing guidelines, creating structures, if necessary, and defining roles and responsibilities. It is also up to senior management to establish acceptable levels of risk to support the decision-making process, especially at the strategic level at federal institutions of education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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