Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617
Share on
Title: | Coordenação motora de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisão |
Authors: | ALVES, Kivson Rodrigo da Silva |
Keywords: | Coordenação Motora; Deficiência Auditiva; Surdez |
Issue Date: | 9-Dec-2016 |
Citation: | ALVES, K. R. S. |
Abstract: | Objetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção. Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Motora, Perda Auditiva, Surdez. Sendo feitas combinações dos mesmos com o auxílio do indicador booleano AND. Foram realizados buscas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Google Scholar e Periódicos CAPES. Sendo selecionados 05 artigos diante dos critérios de inclusão. Resultado: a maioria dos artigos analisou a coordenação motora em crianças e adolescentes de ambos os sexos. 03 dos 05 selecionados utilizaram como instrumento de analise o teste KTK devido a sua fácil aplicação, baixo custo e bastante utilizado em diversos estudos. Danos vestibulares foram constatados em algumas crianças com deficiência, apesar de ser uma quantidade pequena. E alguns estudos mostram que a coordenação de pessoas auditivas mostram ligeiramente melhores que de pessoas com deficiência auditiva, porém que com a intervenção há melhora em algumas capacidades. Conclusão: O presente estudo vem reforçar a preocupação com a população de pessoas com deficiência, principalmente os auditivos, trazendo dados importantes para profissionais que atuam com surdos e tem uma área pouca explorada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALVES, kivson Rodrigo da Silva.pdf | 922,04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License