Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorALVES, Kivson Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-13T18:44:41Z-
dc.date.available2019-05-13T18:44:41Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.date.submitted2019-05-13-
dc.identifier.citationALVES, K. R. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617-
dc.description.abstractObjetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção. Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Motora, Perda Auditiva, Surdez. Sendo feitas combinações dos mesmos com o auxílio do indicador booleano AND. Foram realizados buscas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Google Scholar e Periódicos CAPES. Sendo selecionados 05 artigos diante dos critérios de inclusão. Resultado: a maioria dos artigos analisou a coordenação motora em crianças e adolescentes de ambos os sexos. 03 dos 05 selecionados utilizaram como instrumento de analise o teste KTK devido a sua fácil aplicação, baixo custo e bastante utilizado em diversos estudos. Danos vestibulares foram constatados em algumas crianças com deficiência, apesar de ser uma quantidade pequena. E alguns estudos mostram que a coordenação de pessoas auditivas mostram ligeiramente melhores que de pessoas com deficiência auditiva, porém que com a intervenção há melhora em algumas capacidades. Conclusão: O presente estudo vem reforçar a preocupação com a população de pessoas com deficiência, principalmente os auditivos, trazendo dados importantes para profissionais que atuam com surdos e tem uma área pouca explorada.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCoordenação Motorapt_BR
dc.subjectDeficiência Auditivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleCoordenação motora de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxObjective: To review studies that evaluated motor coordination in hearing impaired children and adolescents, in view of the profile and methods of motor coordination assessment, of that population and the effects of intervention programs. Methods: Motor coordination, hearing loss, deafness were used. Being made combinations of them with the aid of the booleano indicator AND. Searches were done in the databases: Scielo, Lilacs, Google Scholar and Periódicos CAPES. Being selected 05 articles before the inclusion criteria. Results: most articles analyzed motor coordination in children and adolescents of both sexes. 03 of the 05 selected as an instrument of analysis the KTK test due to its easy application, low cost and widely used in several studies. Vestibular injuries have been reported in some children with disabilities, despite being a small amount. And some studies show that the coordination of hearing people show slightly better than people with hearing impairment, but that with the intervention there is improvement in some capacities. Conclusion: This study reinforces the concern with the population of people with disabilities, especially the hearing impaired, bringing important data to professionals who work with the deaf and has a poorly explored area.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, kivson Rodrigo da Silva.pdf922,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons