Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de | - |
dc.contributor.author | ALVES, Kivson Rodrigo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T18:44:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T18:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-13 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, K. R. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção. Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Motora, Perda Auditiva, Surdez. Sendo feitas combinações dos mesmos com o auxílio do indicador booleano AND. Foram realizados buscas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Google Scholar e Periódicos CAPES. Sendo selecionados 05 artigos diante dos critérios de inclusão. Resultado: a maioria dos artigos analisou a coordenação motora em crianças e adolescentes de ambos os sexos. 03 dos 05 selecionados utilizaram como instrumento de analise o teste KTK devido a sua fácil aplicação, baixo custo e bastante utilizado em diversos estudos. Danos vestibulares foram constatados em algumas crianças com deficiência, apesar de ser uma quantidade pequena. E alguns estudos mostram que a coordenação de pessoas auditivas mostram ligeiramente melhores que de pessoas com deficiência auditiva, porém que com a intervenção há melhora em algumas capacidades. Conclusão: O presente estudo vem reforçar a preocupação com a população de pessoas com deficiência, principalmente os auditivos, trazendo dados importantes para profissionais que atuam com surdos e tem uma área pouca explorada. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coordenação Motora | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Auditiva | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Coordenação motora de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objective: To review studies that evaluated motor coordination in hearing impaired children and adolescents, in view of the profile and methods of motor coordination assessment, of that population and the effects of intervention programs. Methods: Motor coordination, hearing loss, deafness were used. Being made combinations of them with the aid of the booleano indicator AND. Searches were done in the databases: Scielo, Lilacs, Google Scholar and Periódicos CAPES. Being selected 05 articles before the inclusion criteria. Results: most articles analyzed motor coordination in children and adolescents of both sexes. 03 of the 05 selected as an instrument of analysis the KTK test due to its easy application, low cost and widely used in several studies. Vestibular injuries have been reported in some children with disabilities, despite being a small amount. And some studies show that the coordination of hearing people show slightly better than people with hearing impairment, but that with the intervention there is improvement in some capacities. Conclusion: This study reinforces the concern with the population of people with disabilities, especially the hearing impaired, bringing important data to professionals who work with the deaf and has a poorly explored area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, kivson Rodrigo da Silva.pdf | 922,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons