Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617

Comparte esta pagina

Título : Coordenação motora de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisão
Autor : ALVES, Kivson Rodrigo da Silva
Palabras clave : Coordenação Motora; Deficiência Auditiva; Surdez
Fecha de publicación : 9-dic-2016
Citación : ALVES, K. R. S.
Resumen : Objetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção. Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Motora, Perda Auditiva, Surdez. Sendo feitas combinações dos mesmos com o auxílio do indicador booleano AND. Foram realizados buscas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Google Scholar e Periódicos CAPES. Sendo selecionados 05 artigos diante dos critérios de inclusão. Resultado: a maioria dos artigos analisou a coordenação motora em crianças e adolescentes de ambos os sexos. 03 dos 05 selecionados utilizaram como instrumento de analise o teste KTK devido a sua fácil aplicação, baixo custo e bastante utilizado em diversos estudos. Danos vestibulares foram constatados em algumas crianças com deficiência, apesar de ser uma quantidade pequena. E alguns estudos mostram que a coordenação de pessoas auditivas mostram ligeiramente melhores que de pessoas com deficiência auditiva, porém que com a intervenção há melhora em algumas capacidades. Conclusão: O presente estudo vem reforçar a preocupação com a população de pessoas com deficiência, principalmente os auditivos, trazendo dados importantes para profissionais que atuam com surdos e tem uma área pouca explorada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, kivson Rodrigo da Silva.pdf922,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons