Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30462

Comparte esta pagina

Título : A relação entre a neurociência e os métodos de ensino das modalidades esportivas coletivas: Um estudo de revisão
Autor : FLOR, Francielly Ketully dos Santos
Palabras clave : Neurociência; Processos Cognitivos; Esporte
Fecha de publicación : 26-jul-2016
Citación : FLOR, F. K. S.
Resumen : A neurociência é definida como um conjunto de ciências cujo objeto de estudo é o sistema nervoso central, fundamental para o treinador entender os aspectos corticais provenientes do compêndio bio-operacional e bio-estrutural, relacionadas com o aspecto físico do atleta. O conhecimento dessas funções cognitivas podem ajudar na compreensão dos resultados das capacidades técnico-táticas na atuação de um atleta. Sendo assim, o objetivo desta revisão foi relatar a importância da interface entre a neurociência e a prática das modalidades esportivas coletivas (MEC), para um melhor entendimento do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T). O estudo foi do tipo exploratório, descritivo e qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados livros, que abordaram a temática, em idioma português e artigos científicos nacionais e internacionais; esses foram acessados nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo, Mediline e Pubmed, publicados nos últimos 15 anos (2000 a 2015). Para o atleta resolver as situações problemas na prática do esporte coletivo, é fundamental também que o treinador/professor estimule individualmente a inteligência e a criatividade do seu atleta/aluno dentro do processo de E-A-T da equipe, observando suas diferentes potencialidades, limitações e habilidades encontradas em cada um, usando diferentes métodos de ensino, possibilitando uma efetiva aprendizagem. A partir dos relatos dos estudos vinculados a interface neurociência e MEC, conclui-se que a manipulação do ambiente de treino está intimamente relacionada ao conhecimento que o treinador/professor possui e, ao mesmo tempo, a importância que o mesmo dá ao utilizar uma metodologia adequada às faixas etárias trabalhadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30462
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FLOR, FRANCIELLY KETULLY DOS SANTOS.pdf996,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons