Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30462

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorFLOR, Francielly Ketully dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-03T15:19:12Z-
dc.date.available2019-05-03T15:19:12Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.date.submitted2019-05-02-
dc.identifier.citationFLOR, F. K. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30462-
dc.description.abstractA neurociência é definida como um conjunto de ciências cujo objeto de estudo é o sistema nervoso central, fundamental para o treinador entender os aspectos corticais provenientes do compêndio bio-operacional e bio-estrutural, relacionadas com o aspecto físico do atleta. O conhecimento dessas funções cognitivas podem ajudar na compreensão dos resultados das capacidades técnico-táticas na atuação de um atleta. Sendo assim, o objetivo desta revisão foi relatar a importância da interface entre a neurociência e a prática das modalidades esportivas coletivas (MEC), para um melhor entendimento do processo de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T). O estudo foi do tipo exploratório, descritivo e qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados livros, que abordaram a temática, em idioma português e artigos científicos nacionais e internacionais; esses foram acessados nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo, Mediline e Pubmed, publicados nos últimos 15 anos (2000 a 2015). Para o atleta resolver as situações problemas na prática do esporte coletivo, é fundamental também que o treinador/professor estimule individualmente a inteligência e a criatividade do seu atleta/aluno dentro do processo de E-A-T da equipe, observando suas diferentes potencialidades, limitações e habilidades encontradas em cada um, usando diferentes métodos de ensino, possibilitando uma efetiva aprendizagem. A partir dos relatos dos estudos vinculados a interface neurociência e MEC, conclui-se que a manipulação do ambiente de treino está intimamente relacionada ao conhecimento que o treinador/professor possui e, ao mesmo tempo, a importância que o mesmo dá ao utilizar uma metodologia adequada às faixas etárias trabalhadas.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectProcessos Cognitivospt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.titleA relação entre a neurociência e os métodos de ensino das modalidades esportivas coletivas: Um estudo de revisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxNeuroscience is defined as a set of science whose object of study is the central nervous system, essential for the coach to understand the cortical aspects from the bio-operational compendium and bio-structural, related to the physical aspect of the athlete. Knowledge of these cognitive functions can help in understanding the results of the technical and tactical capabilities in the performance of an athlete. Thus, the aim of this review is to report the importance of the interface between neuroscience and the practice of arrangements sport collective (ASC) for a better understanding of the teaching-learning-training process (T-L-T). The study was exploratory, descriptive and qualitative through a literature search. books were used, which addressed the theme in Portuguese language and national and international scientific articles; these were accessed in the Google Scholar databases, Scielo, Mediline and Pubmed, published in the last 15 years (2000-2015). For the athlete solve the problem situations in the practice of team sport, it is also essential that the coach / teacher individually stimulate the intelligence and creativity of its athlete / student within the team TLT process, noting their different potentials, limitations and found skills in each, using different teaching methods, enabling an effective learning. From the reports of the studies linked to interface neuroscience and ASC, it is concluded that the manipulation of the training environment is closely related to the knowledge that the coach / teacher has and at the same time, the importance that it gives to use a methodology appropriate to age worked.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLOR, FRANCIELLY KETULLY DOS SANTOS.pdf996,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons