Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956

Comparte esta pagina

Título : Ensino ativo e formação inicial de professores de ciências e matemática
Autor : SILVA, José Renato dos Santos
Palabras clave : Ensino – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Currículos – Avaliação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Professores de química – Caruaru (PE); Professores de matemática – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 3-may-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso realizada no Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta pesquisa, buscamos elaborar um diagnóstico das práticas e ações docentes para o Ensino Ativo a partir de duas estratégias: análise dos projetos político pedagógicos das licenciaturas em Física, Química e Matemática do NFD e observação não participante de aulas presenciais e grupo de discussão numa rede social. A pesquisa documental nos informou acerca da necessidade de adoção de ações docentes orientadas por alguns dos princípios ou ações de ensino ativo construídos a partir da revisão bibliográfica. Utilizamos a metodologia de correspondência de padrão para analisar a observação não participante e pudemos identificar alguns dos princípios de ensino ativo nas ações da participante da pesquisa, principalmente os que se referem à construção de possibilidades de trabalho colaborativo, ao questionamento e diversidade de estratégias de avaliação. O estudo de caso foi motivador e trouxe a necessidade de analisar e compreender a ação docente para além da sala de aula tradicional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Renato dos Santos Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons