Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956
Share on
Title: | Ensino ativo e formação inicial de professores de ciências e matemática |
Authors: | SILVA, José Renato dos Santos |
Keywords: | Ensino – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Currículos – Avaliação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Professores de química – Caruaru (PE); Professores de matemática – Caruaru (PE) |
Issue Date: | 3-May-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente estudo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso realizada no Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta pesquisa, buscamos elaborar um diagnóstico das práticas e ações docentes para o Ensino Ativo a partir de duas estratégias: análise dos projetos político pedagógicos das licenciaturas em Física, Química e Matemática do NFD e observação não participante de aulas presenciais e grupo de discussão numa rede social. A pesquisa documental nos informou acerca da necessidade de adoção de ações docentes orientadas por alguns dos princípios ou ações de ensino ativo construídos a partir da revisão bibliográfica. Utilizamos a metodologia de correspondência de padrão para analisar a observação não participante e pudemos identificar alguns dos princípios de ensino ativo nas ações da participante da pesquisa, principalmente os que se referem à construção de possibilidades de trabalho colaborativo, ao questionamento e diversidade de estratégias de avaliação. O estudo de caso foi motivador e trouxe a necessidade de analisar e compreender a ação docente para além da sala de aula tradicional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Renato dos Santos Silva.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License