Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956

Share on

Title: Ensino ativo e formação inicial de professores de ciências e matemática
Authors: SILVA, José Renato dos Santos
Keywords: Ensino – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Currículos – Avaliação – Caruaru (PE); Professores de física – Caruaru (PE); Professores de química – Caruaru (PE); Professores de matemática – Caruaru (PE)
Issue Date: 3-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso realizada no Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta pesquisa, buscamos elaborar um diagnóstico das práticas e ações docentes para o Ensino Ativo a partir de duas estratégias: análise dos projetos político pedagógicos das licenciaturas em Física, Química e Matemática do NFD e observação não participante de aulas presenciais e grupo de discussão numa rede social. A pesquisa documental nos informou acerca da necessidade de adoção de ações docentes orientadas por alguns dos princípios ou ações de ensino ativo construídos a partir da revisão bibliográfica. Utilizamos a metodologia de correspondência de padrão para analisar a observação não participante e pudemos identificar alguns dos princípios de ensino ativo nas ações da participante da pesquisa, principalmente os que se referem à construção de possibilidades de trabalho colaborativo, ao questionamento e diversidade de estratégias de avaliação. O estudo de caso foi motivador e trouxe a necessidade de analisar e compreender a ação docente para além da sala de aula tradicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO José Renato dos Santos Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons