Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Renato dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T21:47:36Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T21:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29956 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso realizada no Núcleo de Formação Docente (NFD) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta pesquisa, buscamos elaborar um diagnóstico das práticas e ações docentes para o Ensino Ativo a partir de duas estratégias: análise dos projetos político pedagógicos das licenciaturas em Física, Química e Matemática do NFD e observação não participante de aulas presenciais e grupo de discussão numa rede social. A pesquisa documental nos informou acerca da necessidade de adoção de ações docentes orientadas por alguns dos princípios ou ações de ensino ativo construídos a partir da revisão bibliográfica. Utilizamos a metodologia de correspondência de padrão para analisar a observação não participante e pudemos identificar alguns dos princípios de ensino ativo nas ações da participante da pesquisa, principalmente os que se referem à construção de possibilidades de trabalho colaborativo, ao questionamento e diversidade de estratégias de avaliação. O estudo de caso foi motivador e trouxe a necessidade de analisar e compreender a ação docente para além da sala de aula tradicional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Currículos – Avaliação – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de física – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de química – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática – Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Ensino ativo e formação inicial de professores de ciências e matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Francislê Neri de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9985062488639467 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents the results of a qualitative study, a case study, carried out at the Núcleo de Formação Docente (NFD) of the Centro Acadêmico do Agreste (CAA) of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). In this research, we seek to elaborate a diagnosis of the teaching practices and actions for the Active Teaching from two strategies: analysis of the political pedagogical projects of the degrees in Physics, Chemistry and Mathematics in NFD and non-participant observation of face-to-face classes and discussion group in a network social. Documentary research informed us about the need to adopt teaching actions that correspond to some of the principles or actions of active teaching constructed from the bibliographic review. We used the standard matching methodology to analyze the non-participant observation and we were able to identify some of the principles of active teaching in the actions of the research participant, especially those that refer to the construction of possibilities of collaborative work, to the questioning and diversity of evaluation strategies. The case study was motivating and brought the need to analyze and understand the teaching action beyond the traditional classroom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Renato dos Santos Silva.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons