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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29893

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Título: Sentidos do trabalho docente e da formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID: contradições e possibilidades
Autor(es): LIMA, Everaldo José da Silva
Palavras-chave: Professores - Formação (Brasil); Prática de ensino (Brasil); Bolsas de estudos (Brasil); Educação e Estado (Brasil); Avaliação educacional (Brasil)
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O presente estudo tem por objeto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e busca investigar as concepções de trabalho docente e de formação de professores nos documentos oficias do programa. Para tanto, se utilizou da dialética materialista histórica como método e a abordagem qualitativa hermenêutica-dialética como possibilidade de realização técnica. A partir disso, realizou-se a fase exploratória sobre o PIBID – revisão da literatura e a pesquisa documental – e a fase de tratamento dos dados e análise final, a qual se chegou ao resultado que o desenvolvimento do PIBID, nos governos de Lula e Dilma, apresentou-se a partir de duas contradições fundamentais. A primeira é que PIBID se caracteriza como uma política focal e emergencial e que ainda sofreu várias “requalificações” e “transformações” que visaram restringir ainda mais o seu alcance. E a segunda se trata das concepções de trabalho docente e de formação de professores em seus documentos oficias, que se fundamentam nas teorias de cunho neoliberal e toyotista. No âmbito administrativo-econômico-pedagógico as categorias mais citadas foram profissionalismo, produtivismo, responsabilização, excelência, equidade, visão sistêmica e eficiência. Já no âmbito psicológico-didático-pedagógico as categorias mais citadas foram conhecimento prático, competências e educação ao longo da vida. Portanto, chegamos à conclusão que a ênfase dada nos documentos oficiais do PIBID as categorias “profissionalismo”, “produtivismo”, “responsabilização”, “excelência”, “conhecimento prático”, “equidade”, “competências”, “visão sistêmica” e “eficiência”, apontam indícios de uma necessidade de criação, na formação inicial de professores, de processos que viabilizem a captura da subjetividade ou coparticipação necessária para que tanto os bolsistas de iniciação à docência continuem querendo exercer a profissão de professor como os professores das escolas básicas não desistam de ser professores, independente das condições de trabalho, salário e carreira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29893
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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