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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29893

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jamerson Antonio de Almeida da-
dc.contributor.authorLIMA, Everaldo José da Silva-
dc.date.accessioned2019-03-27T21:09:35Z-
dc.date.available2019-03-27T21:09:35Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29893-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objeto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e busca investigar as concepções de trabalho docente e de formação de professores nos documentos oficias do programa. Para tanto, se utilizou da dialética materialista histórica como método e a abordagem qualitativa hermenêutica-dialética como possibilidade de realização técnica. A partir disso, realizou-se a fase exploratória sobre o PIBID – revisão da literatura e a pesquisa documental – e a fase de tratamento dos dados e análise final, a qual se chegou ao resultado que o desenvolvimento do PIBID, nos governos de Lula e Dilma, apresentou-se a partir de duas contradições fundamentais. A primeira é que PIBID se caracteriza como uma política focal e emergencial e que ainda sofreu várias “requalificações” e “transformações” que visaram restringir ainda mais o seu alcance. E a segunda se trata das concepções de trabalho docente e de formação de professores em seus documentos oficias, que se fundamentam nas teorias de cunho neoliberal e toyotista. No âmbito administrativo-econômico-pedagógico as categorias mais citadas foram profissionalismo, produtivismo, responsabilização, excelência, equidade, visão sistêmica e eficiência. Já no âmbito psicológico-didático-pedagógico as categorias mais citadas foram conhecimento prático, competências e educação ao longo da vida. Portanto, chegamos à conclusão que a ênfase dada nos documentos oficiais do PIBID as categorias “profissionalismo”, “produtivismo”, “responsabilização”, “excelência”, “conhecimento prático”, “equidade”, “competências”, “visão sistêmica” e “eficiência”, apontam indícios de uma necessidade de criação, na formação inicial de professores, de processos que viabilizem a captura da subjetividade ou coparticipação necessária para que tanto os bolsistas de iniciação à docência continuem querendo exercer a profissão de professor como os professores das escolas básicas não desistam de ser professores, independente das condições de trabalho, salário e carreira.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formação (Brasil)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino (Brasil)pt_BR
dc.subjectBolsas de estudos (Brasil)pt_BR
dc.subjectEducação e Estado (Brasil)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacional (Brasil)pt_BR
dc.titleSentidos do trabalho docente e da formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID: contradições e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1153408673516671pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911040109047998pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study is the Institutional Program of Initiatives for Teaching - PIBID, and seeks to investigate conceptions of teacher work and teacher training in the official documents of the program. For that, historical materialist dialectics was used as method and the qualitative hermeneutic-dialectic approach as a possibility of technical realization. From this, the exploratory phase on the PIBID - literature review and documentary research - and the data processing phase and final analysis were carried out, which reached the result that the development of PIBID, in the governments of Lula and Dilma, presented itself from two fundamental contradictions. The first is that PIBID is characterized as a focal and emergency policy and has undergone several "requalifications" and "transformations" aimed at further restricting its scope. And the second is the conceptions of teacher work and teacher training in their official documents, which are based on neoliberal and toyotista theories. In the administrative-economic-pedagogical scope, the most cited categories were professionalism, productivism, accountability, excellence, systemic equity and efficiency. In the psychological-didactic-pedagogical sphere, the most cited categories were practical knowledge, skills and lifelong education. Therefore, we conclude that the emphasis in the official PIBID documents on the categories "professionalism", "productivism", "accountability", "excellence", "practical knowledge", "equity", "competencies", "systemic vision" and "efficiency", points to the need to create, in the initial teacher training, processes that enable the capture of the subjectivity or coparticipation necessary so that both scholarship recipients continue to want to practice the profession of teacher as the teachers of the schools do not give up being a teacher, regardless of working conditions, salary and career.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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