Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681
Share on
Title: | Inteligibilidade da fala em salas de aula |
Authors: | MODESTO, Mayara Araújo |
Keywords: | Engenharia Civil; Salas de aula; Inteligibilidade da fala; Parâmetros acústicos |
Issue Date: | 17-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Os estudos da qualidade acústica de salas de aula têm despertado interesse acadêmico nos últimos anos devido sua grande influência na relação ensino-aprendizagem. Atualmente, os projetos desenvolvidos devem prever em sua concepção as diretrizes executivas para que seja alcançada uma qualidade acústica satisfatória. Dentre os parâmetros que compõem a qualidade acústica das salas de aula está a inteligibilidade da fala. Trata-se da qualidade de entendimento do som das palavras recebido depois de emitido e percorrido o caminho até chegar ao receptor. Neste trabalho foram avaliadas salas de aula construídas em décadas diferentes de dois centros de ensino totalizando 34 salas. As salas foram analisadas em seis condições de operação. Para a medição acústica foi utilizado o método de resposta impulsiva da sala de aula e os parâmetros acústicos foram obtidos através do software de avaliação acústica de salas, o DIRAC® 6.0. Com isso, foram obtidos os seguintes: Tempo de Reverberação (TR), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT), a Definição (D50), o Índice de Transmissão da Fala (STI) e a Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALcons), em função da frequência de onda na faixa de bandas de 1/1 de oitava. Também foi medido e analisado o Nível de Pressão Sonora ou Ruído de Fundo Ambiental Equivalente (LAeq) interno à sala, obtido com um analisador de pressão sonora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License