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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681

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Title: Inteligibilidade da fala em salas de aula
Authors: MODESTO, Mayara Araújo
Keywords: Engenharia Civil; Salas de aula; Inteligibilidade da fala; Parâmetros acústicos
Issue Date: 17-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Os estudos da qualidade acústica de salas de aula têm despertado interesse acadêmico nos últimos anos devido sua grande influência na relação ensino-aprendizagem. Atualmente, os projetos desenvolvidos devem prever em sua concepção as diretrizes executivas para que seja alcançada uma qualidade acústica satisfatória. Dentre os parâmetros que compõem a qualidade acústica das salas de aula está a inteligibilidade da fala. Trata-se da qualidade de entendimento do som das palavras recebido depois de emitido e percorrido o caminho até chegar ao receptor. Neste trabalho foram avaliadas salas de aula construídas em décadas diferentes de dois centros de ensino totalizando 34 salas. As salas foram analisadas em seis condições de operação. Para a medição acústica foi utilizado o método de resposta impulsiva da sala de aula e os parâmetros acústicos foram obtidos através do software de avaliação acústica de salas, o DIRAC® 6.0. Com isso, foram obtidos os seguintes: Tempo de Reverberação (TR), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT), a Definição (D50), o Índice de Transmissão da Fala (STI) e a Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALcons), em função da frequência de onda na faixa de bandas de 1/1 de oitava. Também foi medido e analisado o Nível de Pressão Sonora ou Ruído de Fundo Ambiental Equivalente (LAeq) interno à sala, obtido com um analisador de pressão sonora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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