Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Tiago Ancelmo de Carvalho Pires de-
dc.contributor.authorMODESTO, Mayara Araújo-
dc.date.accessioned2019-03-13T20:18:28Z-
dc.date.available2019-03-13T20:18:28Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29681-
dc.description.abstractOs estudos da qualidade acústica de salas de aula têm despertado interesse acadêmico nos últimos anos devido sua grande influência na relação ensino-aprendizagem. Atualmente, os projetos desenvolvidos devem prever em sua concepção as diretrizes executivas para que seja alcançada uma qualidade acústica satisfatória. Dentre os parâmetros que compõem a qualidade acústica das salas de aula está a inteligibilidade da fala. Trata-se da qualidade de entendimento do som das palavras recebido depois de emitido e percorrido o caminho até chegar ao receptor. Neste trabalho foram avaliadas salas de aula construídas em décadas diferentes de dois centros de ensino totalizando 34 salas. As salas foram analisadas em seis condições de operação. Para a medição acústica foi utilizado o método de resposta impulsiva da sala de aula e os parâmetros acústicos foram obtidos através do software de avaliação acústica de salas, o DIRAC® 6.0. Com isso, foram obtidos os seguintes: Tempo de Reverberação (TR), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT), a Definição (D50), o Índice de Transmissão da Fala (STI) e a Porcentagem de Perda na Articulação de Consoantes (%ALcons), em função da frequência de onda na faixa de bandas de 1/1 de oitava. Também foi medido e analisado o Nível de Pressão Sonora ou Ruído de Fundo Ambiental Equivalente (LAeq) interno à sala, obtido com um analisador de pressão sonora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectSalas de aulapt_BR
dc.subjectInteligibilidade da falapt_BR
dc.subjectParâmetros acústicospt_BR
dc.titleInteligibilidade da fala em salas de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2724271390909304pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7169964295024046pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxStudies of the acoustic quality of classrooms have aroused academic interest in recent years due to their great influence on the teaching-learning relationship. At present, the projects developed must provide for the design of the executive guidelines to achieve a satisfactory acoustic quality. Among the parameters that make up the acoustic quality of classrooms is speech intelligibility. It is the quality of understanding the sound of words received after being issued and traveled the way to reach the receiver. In this work, classrooms constructed in different decades of two teaching centers totaling 34 rooms were evaluated. The rooms were analyzed under six operating conditions. For the acoustic measurement, the impulse response method of the classroom was used and the acoustic parameters were obtained through the room acoustic evaluation software, DIRAC® 6.0. Thus, the following acoustic parameters were obtained: Reverberation Time (TR), Initial Decay Time (EDT), Definition (D50), Speech Transmission Index (STI), and Percentage Loss in Consonant Articulation (% ALcons), as a function of the wave frequency in the 1/1 octave band range. It was also measured and analyzed the Sound Pressure Level or Equivalent Environmental Fund Noise (LAeq) in the room, obtained with a sound pressure analyzer.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mayara Araújo Modesto.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons