Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29612

Comparte esta pagina

Título : Surdez e produção de subjetividade: o discurso de surdos e surdas sobre seus processos de escolarização
Autor : GONÇALVES, Andrezza Falcão
Palabras clave : Surdos - Educação – Caruaru (PE); Ensino superior – Caruaru (PE).; Subjetividade; Análise do discurso (PE)
Fecha de publicación : 31-ago-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo investiga os processos de constituição de subjetividade de estudantes surdos e surdas que ingressaram no ensino superior na cidade de Caruaru, enfocando suas relações com a escolarização e a aquisição da linguagem. O objeto de pesquisa é o discurso dos sujeitos surdos e surdas, observado a partir da perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, em diálogo com os debates sobre a subjetividade desenvolvidos por Foucault e Lacan. Investigamos os processos de constituição subjetiva de estudantes surdos e surdas, analisando como a aquisição da língua de sinais implicou, na constituição de uma posição subjetiva (contra-) hegemônica e no estabelecimento de condições que possibilitam a emergência de novos processos de subjetivação. Para a formação do corpus da pesquisa foram entrevistadas, em Libras, cincos estudantes universitários surdos e surdas, tecnicamente classificados como possuidores de “surdez profunda” e “surdez moderada”. As entrevistas foram analisadas com o auxílio dos recursos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de tradição francesa. A análise buscou não somente compreender os sentidos produzidos, mas, investigar o que tornou possível ou impediu a construção dos sentidos apresentados nos discursos dos sujeitos participantes da pesquisa. Observamos que os processos de subjetivação vivenciados pelos participantes através da aquisição da Libras, proporcionou a construção da imagem de si e da imagem da realidade favorável a posicionamentos simbólicos afirmativos perante as dimensões de vida social e psicológica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29612
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Andrezza Falcão Gonçalves.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons