Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29612

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Andrezza Falcão-
dc.date.accessioned2019-03-08T15:39:56Z-
dc.date.available2019-03-08T15:39:56Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29612-
dc.description.abstractO presente estudo investiga os processos de constituição de subjetividade de estudantes surdos e surdas que ingressaram no ensino superior na cidade de Caruaru, enfocando suas relações com a escolarização e a aquisição da linguagem. O objeto de pesquisa é o discurso dos sujeitos surdos e surdas, observado a partir da perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, em diálogo com os debates sobre a subjetividade desenvolvidos por Foucault e Lacan. Investigamos os processos de constituição subjetiva de estudantes surdos e surdas, analisando como a aquisição da língua de sinais implicou, na constituição de uma posição subjetiva (contra-) hegemônica e no estabelecimento de condições que possibilitam a emergência de novos processos de subjetivação. Para a formação do corpus da pesquisa foram entrevistadas, em Libras, cincos estudantes universitários surdos e surdas, tecnicamente classificados como possuidores de “surdez profunda” e “surdez moderada”. As entrevistas foram analisadas com o auxílio dos recursos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de tradição francesa. A análise buscou não somente compreender os sentidos produzidos, mas, investigar o que tornou possível ou impediu a construção dos sentidos apresentados nos discursos dos sujeitos participantes da pesquisa. Observamos que os processos de subjetivação vivenciados pelos participantes através da aquisição da Libras, proporcionou a construção da imagem de si e da imagem da realidade favorável a posicionamentos simbólicos afirmativos perante as dimensões de vida social e psicológica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdos - Educação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino superior – Caruaru (PE).pt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAnálise do discurso (PE)pt_BR
dc.titleSurdez e produção de subjetividade: o discurso de surdos e surdas sobre seus processos de escolarizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1720133565941120pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5336313595044838pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe present study investigates the processes of subjectivity of deaf and deaf students who entered higher education in the city of Caruaru, focusing their relations with schooling and language acquisition. The object of research is the discourse of deaf and deaf subjects, observed from the perspective of the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, in dialogue with the debates about subjectivity developed by Foucault and Lacan. We investigate the processes of subjective constitution of deaf and deaf students, analyzing how the acquisition of sign language implied in the constitution of a subjective (counter-) hegemonic position and in the establishment of conditions that allow the emergence of new processes of subjectivation. For the formation of the corpus of the research were interviewed, in Libras, five deaf and deaf university students, technically classified as having "profound deafness" and "moderate deafness". The interviews were analyzed with the aid of the theoretical-methodological resources of Discourse Analysis of French tradition. The analysis sought not only to understand the senses produced, but to investigate what made possible or impeded the construction of the senses presented in the discourses of the subjects participating in the research. We observed that the processes of subjectivation experienced by the participants through the acquisition of Libras, provided the construction of the image of self and the image of the reality favorable to affirmative symbolic positioning before the dimensions of social and psychological life.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Andrezza Falcão Gonçalves.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons