Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29488

Share on

Title: Relações entre o Currículo de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e uma proposta de intervenção nas escolas do campo no município de Vitória De Santo Antão
Authors: ARCOVERDE, Giulianna Sena
Keywords: Ensino de Ciências; Saúde Pública; Currículo Escolar
Issue Date: 23-Jul-2015
Citation: ARCOVERDE, G. S.
Abstract: O presente artigo possui como objetivos analisar as referências no ensino de ciências naturais das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória de Santo Antão, identificar as relações entre o programa educacional “Ação Saudável” e o Currículo escolar e avaliar os impactos do programa Ação Saudável no processo de ensinoaprendizagem, tendo como foco as escolas do campo beneficiadas pelo referido programa. Como universo amostral de trinta e oito escolas localizadas na zona rural, foram selecionadas quatro escolas de localizadas na zona rural e contempladas pelo programa, considerando como critério de seleção o estágio de implantação do programa. A metodologia foi estruturada em uma perspectiva qualitativa, adotando como instrumentos de pesquisas entrevistas semiestruturadas destinadas a professores e estudantes envolvidos na ação. As informações coletadas permitiram concluir que abordagens contextualizadas, pautadas na valorização da realidade imediata, o trabalho coletivo e a reflexão sobre a busca por melhores condições e qualidade de vida convergem de forma direta com saberes curriculares e impactam de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29488
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARCOVERDE, GIULIANNA SENA.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons