Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29488

Comparte esta pagina

Título : Relações entre o Currículo de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e uma proposta de intervenção nas escolas do campo no município de Vitória De Santo Antão
Autor : ARCOVERDE, Giulianna Sena
Palabras clave : Ensino de Ciências; Saúde Pública; Currículo Escolar
Fecha de publicación : 23-jul-2015
Citación : ARCOVERDE, G. S.
Resumen : O presente artigo possui como objetivos analisar as referências no ensino de ciências naturais das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória de Santo Antão, identificar as relações entre o programa educacional “Ação Saudável” e o Currículo escolar e avaliar os impactos do programa Ação Saudável no processo de ensinoaprendizagem, tendo como foco as escolas do campo beneficiadas pelo referido programa. Como universo amostral de trinta e oito escolas localizadas na zona rural, foram selecionadas quatro escolas de localizadas na zona rural e contempladas pelo programa, considerando como critério de seleção o estágio de implantação do programa. A metodologia foi estruturada em uma perspectiva qualitativa, adotando como instrumentos de pesquisas entrevistas semiestruturadas destinadas a professores e estudantes envolvidos na ação. As informações coletadas permitiram concluir que abordagens contextualizadas, pautadas na valorização da realidade imediata, o trabalho coletivo e a reflexão sobre a busca por melhores condições e qualidade de vida convergem de forma direta com saberes curriculares e impactam de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29488
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARCOVERDE, GIULIANNA SENA.pdf1,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons