Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29078

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSOUSA, Núbia dos Santos de-
dc.date.accessioned2019-02-13T13:00:19Z-
dc.date.available2019-02-13T13:00:19Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29078-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a investigar como ocorre o processo de articulação entre as diferentes abordagens das Cônicas presentes no ensino. Visamos, assim, entender esta articulação mediante uma simulação virtual, por alunos de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma vez que a Geometria Gráfica é cerne de todo seu aprendizado. Desse modo, acreditamos que o uso de uma ferramenta computacional, que permita ao aluno a visualização de diferentes caracterizações das cônicas por meio de representações gráficas e algébricas, tem muito a contribuir com esse processo. O nosso estudo se apoia na Teoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRS. Nosso interesse deve-se a observação do fenômeno epistemológico da matemática, mais precisamente, o estudo das definições das cônicas e a influência das representações semióticas na sua compreensão. A partir da utilização da TRRS, assumimos que o nosso objetivo é observar como os alunos operam as situações problemas, considerando os aspectos cognitivo, epistemológico e didático, que subdividem a nossa pesquisa. Para tanto, propomos uma atividade didática composta por um questionário e uma simulação virtual que representa as situações planas e espaciais das cônicas, mais frequentes e presentes na história do ensino. Este experimento nos revelou lacunas no ensino e na aprendizagem das cônicas, como as dificuldades em articular alguns conceitos prévios, a fragilidade na formação de outros e a ausência de sentido no acesso de algumas representações, características que confirmam a ideia central da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria gráficapt_BR
dc.subjectTeoria dos Registros de Representação Semiótica - TRRSpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCurvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual numa perspectiva dinâmicapt_BR
dc.title.alternativeCurvas Cônicas: do espaço ao plano da abstração ao registro visual com auxílio da geometria dinâmicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322110619471993pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate how the process of articulation between the different approaches of Conics present in education happen. We intend, therefore, to understand how this articulation occurs through a virtual simulation, by undergraduate students of the 2nd term of the Degree in Graphic Expression of the Federal University of Pernambuco (UFPE), since Graphic Geometry is the heart of all its learning. Thus, we believe that the use of a computational tool that allows the student to view different characterizations of conics through graphic and algebraic representations has much to contribute to this process. Our study is based on the Theory of Semiotics Representation Registers - TSRR. Our interest is due to the observation of the epistemological phenomenon of mathematics, more precisely, the study of the conics definitions and the influence of semiotic representations in their understanding. From the use of TSRR, we assume that our goal is to observe how students operate problem situations, considering the cognitive, epistemological and didactic aspects, which subdivide our research. In order to do so, we proposed a didactic activity composed by a questionnaire and a virtual simulation that represents the flat and spatial situations of conics more frequent and present in the history of education. This experiment revealed us gaps in teaching and learning the conics, as the difficulties in articulating some previous concepts, Fragility in the formation of others and the lack of sense in the access of some representations, characteristics that confirm the central idea of the Theory of Semiotics Representation Registerspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Núbia dos Santos de Sousa.pdf4,43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons